Terça-feira, 18 de setembro de 2018, atualizada às 16h33

UFJF terá Feira Orgânica noturna a partir da próxima segunda-feira

Da redação

A 1° Feira Orgânica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) acontecerá a partir da próxima segunda-feira, dia 24 de setembro, das 16h às 20h, no estacionamento do prédio da Reitoria. A feira, que tem como objetivo discutir a produção e escoamento de alimentos orgânicos, terá nove edições, sendo realizada semanalmente às segundas-feiras, até o dia 19 de novembro.

A iniciativa é idealizada pelo programa Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (Intecoop), vinculado a Pró-reitoria de Extensão (Proex) da UFJF, e terá a participação da associação Monte de Gente Interessada em Cultivo Orgânico (Mogico), único coletivo certificado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Juiz de Fora.

De acordo com a consultora da Intecoop, Juliana Macário, a intenção da feira é propiciar a familiarização da comunidade acadêmica e do público externo com os alimentos orgânicos e os produtores, promovendo um espaço de exposição e discussão. “Buscamos oferecer ao público o contato com esse tipo de alimento e com quem produz, desmitificando discussões em torno da produção dos alimentos orgânicos, como questionamentos a respeito dos custos, das maneiras da realização, e dos motivos para se produzir e consumir.”

Uma vez por mês, a feira acontece no formato ampliada, envolvendo produtores de artesanato, buscando tornar o espaço mais dinâmico. Inicialmente, só integrantes da Mogico participarão da iniciativa, já que todos os produtores precisam ser certificados. Além dos produtos como frutas, verduras, legumes, queijos, grãos, pães, bolos, entre outros, a iniciativa também irá promover atividades para o público, como ioga, rodas de conversa, esclarecimento de dúvidas e uma apresentação de violão e voz, feita por um produtor.






Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.