• Assinantes
  • Autenticação
  • Cidade
    Sexta-feira, 21 de setembro de 2018, atualizada às 9h40

    Primavera começa neste sábado com pancadas de chuva

    Da redação

    A Primavera começa neste sábado, 22 de setembro, às 22h53 e termina no dia 21 de dezembro às 20h22 (horário de verão). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), climatologicamente, é um período de transição entre as estações seca e chuvosa no setor central do Brasil, onde há o início da convergência de umidade, que define a qualidade do período chuvoso sobre as regiões Centro-Oeste e Sudeste, bem como a parte centro-sul da Região Norte.

    A  previsão  para  os  próximos  três  meses,  indica  que  devem  permanecer  áreas  com  chuvas  abaixo  da  faixa  normal  nesta  estação. De  modo  geral, "as  temperaturas ficam acima da média em grande parte da região no mesmo período".

    Segundo o meteorologista da Cemig, Arthur de Paiva Neto, "a expectativa para Minas é de chuva já na primeira semana de outubro, sendo que as frentes frias que passarem até lá deverão caracterizar-se mais pela ocorrência de rajadas de vento de intensidade moderada a forte, do que pelo volume d’água".

    O especialista afirma que as tempestades, causadas principalmente pelas frentes frias, podem vir acompanhadas de granizo e chuva rápida e intensa, além de rajadas de vento. “Nessa estação, há um aumento gradativo dos níveis de umidade relativa do ar e também das temperaturas, o que acaba contribuindo para as pancadas que ocorrem com frequência no final de tarde e noite".

    Previsão

    Embora seja esperado um volume significativo de chuva em algumas regiões, com predominância entre os meses de outubro e novembro, em outras, a quantidade fica abaixo da média histórica. “Em outubro, irão predominar as chuvas em forma de pancadas intensas e rápidas, acima do normal no Sul, Zona da Mata e Leste, enquanto que no Centro ficarão próximo da média. Nas demais regiões, a previsão é que fiquem abaixo do normal”, salienta o meteorologista da Cemig.

    Para novembro, a previsão é de chuvas ligeiramente acima da média também no Sul e na Zona da mata, além do Triângulo Mineiro; nas demais regiões, a média fica abaixo da considerada.

    O último mês da estação, porém, terá um volume d’água maior que o mês anterior, devido à ocorrência de episódios de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Desse modo, as chuvas ficarão acima da média em toda a faixa Leste e Norte, enquanto que na Zona da Mata e no Sul permanecerão dentro da normalidade. Nas demais regiões, as chuvas ficam abaixo da média histórica.

    Temperaturas

    Outra característica da primavera deste ano é a ocorrência do fenômeno El niño, a partir de novembro, o que pode provocar queda nas temperaturas em algumas regiões. A tendência é de temperaturas abaixo da média no Sul e Zona da Mata, dentro da média na faixa Leste, Centro e Triângulo Mineiro e acima da média nas regiões Norte e Oeste de Minas.

     

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Publicitário

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.