Segunda-feira, 3 de junho de 2019, atualizada às 13h

Equipe divulga informações e fotos de pegadas de onça-pintada em novo local

Da redação

A equipe que está monitorando a onça-pintada que apareceu no Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou informações sobre a movimentação do animal na área florestal para onde foi translocada em Minas Gerais.

Segundo a nota, "em uma semana, ela distanciou-se cerca de dez quilômetros do local de soltura, voltando a pontos intermediários ou mesmo circulando próximo à área de partida. O animal ainda está verificando o local, conhecendo o novo território, seus odores, até escolher onde se estabelecer. Acompanhamos os movimentos dele”, explica o professor Artur Andriolo, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

A equipe que atua na área de reintrodução do animal divulgou fotos de pegadas em uma trilha, apontada pelo monitoramento do colar com GPS, usado pelo felino, como um de seus trajetos. "O colar foi colocado no animal quando foi capturado, em uma armadilha de caixa de ferro, na noite de 12 de maio, no Jardim Botânico da UFJF. O aparelho é leve, apropriado para onças e equipado com transmissor de sinais via satélite.

Os dados podem ser repassados diariamente, caso o animal esteja em área sem obstáculos de transmissão, ou serem enviados à medida que há disponibilidade de sinal. O colar deve ficar em seu pescoço por cerca de um ano, quando ele se abrirá automaticamente por meio do dispositivo chamado “drop off”.

Raro e ameaçado de extinção, o felino está na nova região desde o dia 13 de maio, quando foi solto pela equipe técnica responsável pela captura. A translocação ocorreu devido a riscos de atropelamento e de incidentes com moradores.

A medida ocorreu também para possibilitar a reprodução da espécie, uma vez que há três fêmeas no novo local, e menos de 280 exemplares de onça-pintada na Mata Atlântica – bioma que cobre desde a região Sul à Nordeste do país. Ainda não há informações sobre possível encontro entre os felinos e acasalamento.

ACESSA.com - Equipe divulga informa?es e fotos de pegadas de on?a-pintada em novo local