Projetos incentivam o uso da bike em Juiz de Fora

Ações públicas e privadas faz com que mais juiz-foranos passem à aderir a bicicleta como modal de lazer e transporte

Angeliza Lopes
Repórter
24/10/2015
lazer

As discussões quanto ao uso de bicicletas como veículo que integra o trânsito compartilhado tem ganhado voz em Juiz de Fora também com o incentivo do uso da bike. A iniciativa para a inserção deste modal na rotina das pessoas, mesmo que seja apenas para lazer, tem recebido relevantes projetos na cidade. Por isso, o presidente diretor da ONG Mobilicidade JF, Guilherme Mendes, acredita que o município conseguiu avançar neste assunto nos últimos anos. As bicicletas começam a ser enxergadas e mais adeptos estão surgindo. "Motoristas de carro estão pedalando, isso nos ajuda a criar uma consciência de respeito entre os veículos", destaca.

Ações que colocam em destaque o pedal tem motivado o consumo deste modelo de transporte, como o sistema compartilhado de bicicletas da Unimed, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o fechamento da avenida Rio Branco aos domingos, através do projeto Bem Comum Lazer da PJF, o projeto da ONG chamado Bike Anjo – voluntários ciclistas que ensinam pessoas a pedalar pela primeira vez, Coletivas JF "Bicicleta para Todos", que empresta bicicletas gratuitas para quem quer começar no pedal e Domingo do pedal.

"Conseguimos levar o projeto Coletivas para apresentar na maior feira de bicicletas da América Latina, que é o Brasil Cycle Fair. Já estamos com o piloto montado, com a oferta de cinco bicicletas, mas queremos ampliar esta ação em 2016, com o apoio de parceiros. Já o Bike Anjo já ensinou em um ano cerca de 40 pessoas de todas as idades", conta.

Bem Comum Lazer

O projeto "Bem Comum Lazer" da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), que teve a primeira edição no último dia 4 de outubro, fechou corredor central da avenida, entre a Rua Doutor Romualdo e o trevo do Bairro Bom Pastor, com o objetivo de transformar uma das principais vias da cidade em um equipamento público de uso coletivo, para a realização de atividades de lazer, esportivas e culturais.

Na oportunidade, que terá novas edições em 8 e 22 de novembro e 6 e 27 de dezembro, os projetos Bike Anjo e Coletivas JF pode atuar e proporcionar dia de interatividade, com atividades com o uso de bicicleta, de skate, de patins, caminhada, corrida e ginástica. "Fechar a via já era um pedido nosso a prefeitura. Achamos que esta ação é fundamental para desenvolver esta temática com bikes".

Semob

Estão agendado para os dias 18 e 19 de dezembro a terceira edição do Seminário de Mobilidade por Bicicletas de Juiz de Fora (Semob), organizado pela Mobilicidade JF. O evento pretende estimular o diálogo sobre o assunto para cidade e região, trazendo novas ideias e propostas através de palestras e workshop.

ACESSA.com - Projetos incentivam o uso da bike em Juiz de Fora