Sexta-feira, 26 de outubro de 2018, atualizada às 9h50

Juiz de Fora tem cinco novos distritos

Da redação

Nesta quinta-feira, 25 de outubro, o prefeito de Juiz de Fora, Antônio Almas sancionou a lei que eleva os povoados de Humaitá, Monte Verde, Valadares, Penido e Caetés à categoria de distritos. Segundo Almas, a medida é para "facilitar a captação de recursos por meio de programas estaduais e federais direcionados a zonas urbanas". O estudo técnico para reclassificar essas localidades foi desenvolvido através de parceria entre o Executivo, a Comissão Especial de Telefonia da Câmara Municipal e a Fundação João Pinheiro (FJP).

A condição de distrito torna os povoados aptos a aderir ao Programa Minas Comunica, do Governo estadual, que tem como objetivo democratizar o acesso à telefonia celular no interior do estado. Na prática, as comunidades deixam de ser área exclusivamente rural e passam a ter um núcleo urbano, o que garante a possibilidade de pleitear e receber recursos. De acordo com secretário de Planejamento e Gestão, Argemiro Tavares, “essa mudança favorece a implantação de outras políticas públicas em geral, além da telefonia”.

Durante o ato de assinatura, a Comissão Especial de Telefonia da Câmara Municipal anunciou, através de seu presidente, o vereador Marlon Siqueira, que o Governo do estado assumiu o compromisso de inserir os cinco distritos na primeira fase do programa “Minas Comunica 3”. A solenidade contou com a participação de representantes e líderes das comunidades que reivindicavam o acesso ao serviço.

Novas demarcações

O território de Rosário de Minas foi desmembrado e deu origem aos distritos de Penido e Valadares; a região de Torreões, aos de Monte Verde de Minas e Humaitá de Minas; e Sarandira, ao de Caetés de Minas. Os nomes de três povoados foram alterados e sofreram acréscimo, pois já existiam homônimos no território nacional. Segundo Almas, “para a definição dos limites interdistritais, foram considerados, além dos critérios técnicos, a formação histórica dos povoados. Buscamos respeitar a identidade de cada morador”.

ACESSA.com - Juiz de Fora tem cinco novos distritos