Trabalhadores dos Correios entram em greve em Juiz de Fora

Por

Trabalhadores dos Correios entram em greve em Juiz de Fora
Quarta-feira, 20 de setembro de 2017, atualizada às 17h31

Trabalhadores dos Correios entram em greve em JF

Da redação

Os trabalhadores dos Correios de Juiz de Fora entraram em greve, por tempo indeterminado, nesta terça-feira, 19 de setembro. A paralisação teve adesão de quase todos os 31 sindicatos filiados à Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect). Apenas os estados do Acre, Rondônia e Roraima ainda não pararam. No município, a assembleia geral reuniu os funcionários na terça, às 18h30, quando a maioria votou pela deflagração da greve.

Conforme o diretor de finanças do Sindicato dos Trabalhadores em Empresa de Comunicação Postal, Telegráfica e Similares de Juiz de Fora e Região (Sintect/JFA), Alan Marques, a categoria tenta negociar um reajuste salarial de 8%, além de pedir aumento de 10% no ticket alimentação. “Também lutamos para que o patronal não retire cláusulas sociais do acordo coletivo. Eles ainda não apresentaram nenhuma contra proposta. Agora o comando de negociação aguarda novo agendamento de reunião para caminhar com as negociações em Brasília”, explica. As negociações já duram mais de 40 dias.

O sindicato ainda não contabilizou o percentual de adesão em Juiz de Fora, do total de 350 funcionários associados, mas afirma que o setor operacional teve maior número de paralisações, o que pode causar atraso na entrega das correspondências.

Além da negociação salarial, os funcionários também reclamam do fechamento de agências, o que dificulta os serviços postais e bancários, ameaças de demissão, corte em investimentos, suspensão de férias, entre outras questões. A Federação ainda demanda novos concursos para a reposição de funcionários que se aposentaram. A última seleção para empresa ocorreu em 2011.