Imprudência em ferrovia quase resulta em acidente. Assista as imagens

Por

Imprud?ncia em ferrovia quase resulta em acidente. Assista as imagens
Sábado, 11 de fevereiro de 2017, atualizada às 08h47

Imprudência em ferrovia quase resulta em acidente. Assista as imagens

Da redação

Uma cena impressionante foi registrada pelas câmeras de segurança da MRS na última quinta-feira, 9 de fevereiro. Nas imagens, mesmo com os carros parados e as cancelas baixadas, um homem corre e atravessa na frente da composição, não sendo atingido por centímetros. Veja, abaixo, as imagens.

Em nota divulgada à imprensa, a MRS se posiciona. "Um exemplo de como a atitude de uma pessoa pode impactar a dinâmica de uma cidade inteira. Na iminência do acidente, o maquinista aciona o freio de emergência, mas na maioria das vezes, o impacto não pode ser evitado. Como sabem, devido ao peso da composição, o trem não freia como um carro. Felizmente, neste caso, não houve acidente, mas por conta de todas as verificações necessárias, o trem precisou ficar parado por cerca de 50 minutos", diz o documento.

Além disso, a empresa faz questão de ressaltar o processo de freagem de um trem. "Ele pesa entre 3.000 toneladas (vazio) e 15.000 toneladas (carregado) e, por isso, pode exigir algo entre 300 e 1.000 metros desde a aplicação do freio de emergência até sua parada completa. Por seu peso, um trem não freia como um automóvel. Por isso, mesmo quando é possível identificar um obstáculo ou pessoa cruzando a linha inadvertidamente, na maioria das vezes não é possível evitar o impacto. Por mais este motivo é preciso respeitar a sinalização, Parar, Olhar para os dois lados e Escutar."