Sexualidade nas pessoas com deficiência

Por


Como falar de sexo com filhos com defici?ncia? A limita??o da pessoa com defici?ncia n?o impede desejos. Educa??o sexual, amor, compreens?o. Anote as dicas da psic?loga Sandra Vieira

Fernanda Leonel
Rep?rter
08/03/2007
, comenta Sandra.

Caso Espec?fico: Deficientes Mentais

O namoro dos portadores de Deficientes Mentais (DM) nem sempre tem a mesma conota??o que tem nos n?o deficientes. Como muita freq??ncia eles confundem amizade com namoro, Mas, o grande problema do namoro nestas condi?es ? a aceita??o dos familiares, bem como os riscos que ter?o de assumir.

Em rela??o ? gravidez h? um discurso, sen?o correto, ao menos politicamente interessante sobre o direito ? maternidade/paternidade. Pois bem. Esse pretendido direito esbarra com o n?vel de independ?ncia do portador de DM, bem como com a vontade e condi??o da fam?lia em assumir a supervis?o das atividades do casal e da crian?a, provavelmente para sempre.

O ass?dio sexual por parte do portador de defici?ncia mental ?, normalmente, caracterizado por perguntas diretas e socialmente muito desinibidas, por propostas e atitudes inconvenientes e repetidas com insist?ncia. Deve-se levar em conta que essa importuna??o pode ser devida a muitos fatores al?m do sexual, como por exemplo a ingenuidade, curiosidade e at? manifesta?es afetivas.

Aqui tamb?m, como no caso da masturba??o, a regra ? colocar limites. Explicar de forma clara e paciente as inconveni?ncias sociais de tais atitudes, os riscos que elas representam para piorar das rela?es sociais, esclarecer a confus?o que se faz entre rejei??o e coloca??o de limites, por?m, a repress?o pura e simples das manifesta?es sexuais do deficiente n?o ? a solu??o.

Os pais e os profissionais que assistem aos portadores de DM devem lembrar que a viv?ncia sexual do deficiente, quando bem conduzida, melhora o desenvolvimento e equil?brio afetivo, incrementa a capacidade de estabelecer contatos interpessoais, fortalece a auto-estima e contribui para a inclus?o social.