Verão será com fortes chuvas e altas temperaturas

A estação estará associada ao fenômeno El Ninho que intensifica as características do período, podendo causar alagamentos e enchentes

Envie a sua foto pelo link SUA NOTÍCIA, clique aqui
22/12/2015

foto

A estação mais quente do ano começa nesta terça-feira, 22 de dezembro, com céu claro em Juiz de Fora. Com predominância das altas temperaturas que causam acumulo de umidade e chuvas com maior intensidade, o verão de 2016 estará associado ao El Ninho, "um fenômeno atmosférico-oceânico caracterizado por um aquecimento anormal das águas superficiais no oceano Pacífico Tropical, e que pode afetar o clima regional e global, mudando os padrões de vento a nível mundial, afetando assim, os regimes de chuva", conforme classifica o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o que favorece ainda mais estas características atmosféricas.

Por isso, segundo boletim do Laboratório de Climatologia da Universidade federal de Juiz de Fora (UFJF), na cidade, as temperaturas máximas do ar devem bater recordes, com precipitações intensas, ocorrendo em um curto período de tempo, geralmente na tarde. O meteorologista Cléber de Souza, do 5° Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), acrescenta que o grande volume de água pode provocar em regiões do estado mineiro alagamentos, enchentes acompanhadas de raios e rajadas de vento muito intensas.

"O El Ninho favorece a elevação da temperatura que causa acumulo de umidade, o que favorece as chuvas mais intensas. Até março estas características devem ser predominantes, com formação de nuvens na manhã e tarde e temporais no fim do dia", destaca.

Há algumas semanas o município teve uma prévia de como deve permanecer o verão, com chuvas de origem convectiva, intensas no fim de tarde e ventos com grande intensidade, como o registrado no dia 5 de dezembro, que alcanço a velocidade de 96km/h, além de temperaturas máximas elevadas. O acumulado de chuvas até o momento já chegou a 253,5 milímetros, maior acumulado dos últimos meses, mas ainda inferior ao total esperado para dezembro, que é de 327,1 milímetros.

Primeira semana do verão

Mesmo com a previsão de um verão bem agitado, a primeira semana deve passar com poucas chuvas, devido uma massa de ar seca atuante sobre a região.

ACESSA.com - Ver?o ser? com fortes chuvas e altas temperaturas