Terça-feira, 23 de setembro de 2014, atualizada às 10h

Primavera será marcada por chuvas em Juiz de Fora

Lucas Soares
Repórter
Primavera

A Primavera, estação que marca a transição entre os períodos seco e chuvoso, começou oficialmente no último domingo, 22 de setembro, às 17h44. A estação das flores é marcada por belas paisagens e uma grande diversidade de plantas que vão colorir a cidade.

Segundo o meteorologista Luiz Ladeia, do 5º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ao contrário do que aconteceu na última Primavera, esse ano a estação deve ser marcada por chuvas. "As temperaturas se elevam, já que é um período próximo do verão, então o quadro é bastante promissor em relação ao anúncio do ciclo chuvoso. Em termos de número, as chuvas devem ser dentro da normalidade. Em um primeiro instante as questões de represas em baixos níveis não serão resolvidas, mas serão atenuadas. Mas com essa perspectiva vai ter uma mudança gradual e existe a perspectiva de chuvas normais e não abaixo, como aconteceu no último ciclo", explica.

Ladeia explica que a característica típica da Primavera são as chuvas, que passam a ser mais constantes. "Na região tropical, não existe aquela caracterização de primavera como acontece em outros países. Aqui é uma transição. Na primeira metade é uma situação assemelhada com o inverno, com o começo das chuvas. A partir da segunda quinzena de outubro, começa a ter característica típica de verão, com chuvas mais frequentes, atingindo seus ápices entre novembro e boa parte de janeiro", diz.

Para o meteorologista, há indícios de que a Primavera em 2014 será comum. "Estamos observando que as frentes frias estavam intercaladas, uma chegava e demorava uma semana para se formar no Sul do Brasil. Agora estamos notando com mais facilidade que já há um indício que no próximo final dessa semana comece a minar, gradualmente, a massa de ar seco e quente. Já notamos que começou haver algo que é muito importante que são núcleos de umidade na Bacia Amazônica que fluem em direção ao Sudeste, passando pelo Centro-Oeste, é claro. O cartão de visitas da Primavera será as chuvas mais intensas no fim da tarde", comenta.

A primavera termina no dia 21 de dezembro, data em que se inicia o verão no hemisfério sul.

ACESSA.com - Primavera ser? marcada por chuvas em Juiz de Fora