Hemocentro realiza programação especial para comemorar Dia Mundial do Doador de Sangue

Por

Quarta-feira, 10 de junho de 2009, atualizada às 17h12

Hemocentro realiza programação especial para comemorar Dia Mundial do Doador de Sangue

Guilherme Arêas
Repórter

O Hemocentro de Juiz de Fora comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue com uma programação especial na próxima segunda-feira, 15 de junho. Os doadores que comparecerem à unidade vão receber um lanche reforçado, patrocinado por duas padarias parceiras do Hemocentro. Também serão distribuídos kits com brindes custeados por empresas colaboradoras. A partir das 14h, serão realizadas a apresentação do Coral de Crianças da Legião da Boa Vontade (LBV) e homenagens aos organizadores do projeto "Hemominas na Comunidade".

A expectativa é de que a programação atraia mais de 150 doadores, número correspondente à meta diária do Hemocentro. "Trabalhamos com essa meta elástica pois atendemos a 30 cidades e 58 hospitais da região. Por dia, saem daqui entre cem e 120 bolsas de sangue", explica a integrante da equipe de captação do Hemocentro, Rosane Martins.

Ao contrário do que aconteceu nos últimos anos, em 2009, com a chegada do frio um pouco mais tarde, o Hemocentro não registrou uma queda tão acentuada das doações no inverno. O número de doadores chega a cair 40% nesta época do ano.

Ainda assim, a aposta do órgão são as doações espontâneas. Como o sangue não tem substituto, a boa vontade em ajudar a um desconhecido ainda é o que move 80% dos doadores juizforanos. Uma campanha da Organização Mundial de Saúde (OMS), com o tema "Doação 100% voluntária e não remunerada de sangue e componentes sanguíneos", estimula esse tipo de doação.

Para doar sangue é preciso estar bem de saúde, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos e não ter tido hepatite após os dez anos de idade. A vacina contra a gripe impede a doação por 28 dias. Outros critérios são avaliados durante triagem clínica, antes da doação. Os interessados devem apresentar documento original e oficial de identidade, com foto e dentro do prazo de validade. O Hemocentro de Juiz de Fora fica na rua Barão de Cataguases, sem número, no Centro da cidade, próximo à avenida Rio Branco.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes