Pesquisador faz palestra sobre religi?es japonesas Evento acontece no audit?rio da Faculdade de Letras da UFJF

As informa?es abaixo foram enviadas pelo assessoria
de comunica??o da UFJF
09/09/2008

No ano em que se comemora o centen?rio da imigra??o japonesa, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) traz o pesquisador ingl?s Michael Pye para fazer uma palestra sobre religi?es japonesas. A palestra ocorre no dia 10 de setembro, ?s 20h, no audit?rio da Faculdade de Letras. O evento tem entrada franca e ? aberto ? comunidade.

? comunidade e aos interessados em cultura oriental, o evento ? uma oportunidade para discutir e conhecer mais sobre as v?rias vertentes do budismo, xinto?smo e outras manifesta?es praticadas no pa?s do sol nascente.

Foram os imigrantes de l? que, juntos com mission?rios budistas, trouxeram a religi?o para o Brasil no in?cio do s?culo XX. No Jap?o, ela floresceu a partir da ?ndia, que registra o nascimento da pr?tica, no s?culo 6 a.C, por Siddharta Gautama, o Buda.

Tanto o estudo de budismo como de outras religi?es, na trajet?ria acad?mica de Pye, inserem-no entre os mais renomados pesquisadores de ci?ncias da religi?o. Pye ? professor visitante na Universidade Otani, de Kyoto, no Jap?o. J? presidiu a Associa??o Internacional de Hist?ria das Religi?es, uma entidade que congrega pesquisadores das ci?ncias da religi?o de todo o mundo. Atuou tamb?m na Alemanha, na universidade de Marburgo, conhecida como um importante centro desse tipo de estudo.

A obra de Pye ? marcada por estudos de religi?es orientais, mas tamb?m abrange temas em geral das ci?ncias da religi?o. Dois estudos do pesquisador, nesses enfoques, est?o registrados na UFJF.

A revista Numen, publicada pelo Programa de P?s-Gradua??o em Ci?ncia da Religi?o (PPCIR) da Universidade, traz dois artigos traduzidos do professor. O primeiro ? intitulado Estudos da Religi?o na Europa: Estruturas e Projetos, publicado na edi??o de janeiro a junho de 2001 da revista (n?mero esgotado). O segundo texto, nomeado Refletindo sobre a pluralidade de religi?es, foi lan?ado na vers?o de julho a dezembro de 2001 da publica??o, que est? ? venda na Editora da UFJF.

"A palestra do professor Pye proporcionar? um incremento ao conhecimento sobre as religi?es orientais", afirma Eduardo Grossi, coordenador do PPCIR, ?rg?o que est? organizando o evento.

Se voc? tamb?m quiser participar, enviando uma not?cia que registrou, cadastre-se no link SUA NOT?CIA e anexe as suas informa?es. Leie atentamente o regulamento