Sexta-feira, 9 de agosto de 2019, atualizada às 8h47

Nova guia para pagar IPTU na segunda-feira deverá ser emitida até sábado para evitar multa

Da redação

Os juiz-foranos que optarem por emitir a guia para pagamento da parcela de agosto do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2019 devem ficar atentos ao prazo de vencimento, que ocorre neste sábado, 10 de agosto. Mesmo que decida pagar na segunda-feira, 12, a guia deverá ser emitida até o dia 10, para evitar cobrança de 2% de multa.

Quem não recebeu o carnê pelos Correios poderá emiti-lo no portal pjf.mg.gov.br, e quem não puder acessar o documento via internet pode procurar o Espaço Cidadão JF/Centro e as regionais:

Espaço Cidadão JF: Avenida Barão do Rio Branco, 2.234 - Centro, ao lado do Parque Halfeld;

Centro Regional Sul: Rua Porto das Flores, 270 - Bairro Santa Luzia;

Centro Regional Norte: Rua Inês Garcia, 357 - Benfica;

Centro Regional Oeste: Rua Orestes Fabiano Alves, 65 - São Pedro;

Centro Regional Nordeste: Rua Santa Terezinha, 172 - Santa Terezinha.

Multas por atraso

No caso de atraso de até 15 dias no pagamento, a multa será de 2% sobre o valor total do imposto; de 16 a 30 dias, 4%; de 31 a 45 dias, 8%; acima de 45 dias, 15%. Para os que estiverem inscritos em Dívida Ativa (DA), a multa é de 20%. Os juros de mora de 1% ao mês incidem após a inscrição do débito na DA do município.

O contribuinte que deixar de pagar o imposto terá o débito inscrito na DA no ano seguinte, com multa de mora de 20% e juros de 1% ao mês, podendo ser cobrado judicialmente (execução fiscal) ou extrajudicialmente (protesto em cartório).

Onde pagar o IPTU 2019

No Banco do Brasil, Mercantil do Brasil, Bradesco, Santander, Bancoob e na Caixa Econômica Federal (CEF). As lotéricas receberão o pagamento com valor de até R$ 2 mil. Acima disso, a quitação deverá ser, preferencialmente, pela internet/office banking do seu banco, ou nos guichês da CEF, inclusive para clientes de bancos não credenciados.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.