Quarta-feira, 7 de outubro de 2009, atualizada às 18h41

Prefeitura e Comissão de Cidadania retomam negociações sobre destino da AMAC

Clecius Campos
Repórter

A reunião entre a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e integrantes da Comissão de Cidadania, realizada na tarde desta quarta-feira, 7 de outubro, marcou o reinício do diálogo sobre o destino da Associação Municipal de Apoio Comunitário (AMAC). O primeiro encontro aconteceu 70 dias depois da recusa de assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) proposto pelo Ministério Público Estadual (MPE).

De acordo com o vereador e membro da comissão, José Sóter de Figuerôa Neto (PMDB), o comprometimento do prefeito Custódio Mattos a intensificar as negociações rumo a uma solução é um avanço. "É importante que o Executivo se mostre disposto a ouvir as proposições da comissão."

Para o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sinserpu), Cosme Nogueira, o encontro atingiu o objetivo. "Tivemos do prefeito a garantia de que ele participará dos debates a respeito do assunto e que estará presente no Seminário AMAC te quero viva." O evento ocorre no dia 24 de outubro, no Instituto Metodista Granbery.

Em contrapartida, Custódio Mattos solicitou a ajuda de Figuerôa na aprovação do projeto de lei que pede o desligamento da presidência da AMAC da figura do chefe do Executivo. O vereador entendeu a posição do prefeito, mas adianta que existem visões diferenciadas sobre o possível futuro da AMAC. "A comissão segue com a ideia de criar uma fundação estatal, enquanto a PJF mostra que quer transformar a associação numa organização social."

Os textos são revisados por Madalena Fernandes