Quinta-feira, 5 de setembro de 2019, atualizada às 16h14

Settra realiza alterações no trânsito para desfile de 7 de setembro

Da redação

No sábado, 7 de setembro, acontece o desfile cívico e de contingentes militares, em comemoração do 197º aniversário da Independência do Brasil, na Avenida Rio Branco, com início às 8h. O evento terá duas fases, sendo que o militar é organizado pelo Comando da 4ª Brigada de Infantaria Leve (Montanha), e o cívico pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). O desfile começa no cruzamento da avenida com a Rua Espírito Santo, e termina na Avenida dos Andradas. A expectativa é de que cerca de três mil civis participem.

O desfile é aberto, tradicionalmente, pelos Ex-Combatentes da Força Expedicionária Brasileira, que desfilam embarcados. Além dos soldados de Boina Cinza e suas viaturas militares, desfilam outras tropas da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro, com destaque para a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), formadora dos oficias combatentes do Exército;  para a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), que habilita ao ingresso na AMAN; para a Escola de Sargentos da Armas (ESA), onde são forjados os sargentos combatentes; e para o  Centro de Instrução Almirante Graça Aranha, que forma os oficiais da Marinha Mercante.

Outras tropas do Exército, que servem na cidade de Juiz de Fora, também participam do desfile. O Colégio Militar de Juiz de Fora, representado pelos seus corpos discente e docente; o Hospital Geral de Juiz de Fora e o 4º Depósito de Suprimentos.

No desfile militar também estarão presentes as polícias Rodoviária Federal (PRF), Federal (PF) e Militar (PM), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), agentes penitenciários e grupamento motorizado.

Já o desfile cívico terá a participação de 13 entidades, entre escolas e entidades filantrópicas, religiosas e sociais, como União dos Escoteiros do Brasil; Ordem De Molay; Amigos Mãos Abertas; Igreja Assembleia de Deus; Sociedade de São Vicente de Paulo; Legião da Boa Vontade; Associação de Proteção à Guarda Mirim de Juiz de Fora; Escola Municipal Camilo Guedes; Escola Estadual Delfim Moreira; Banda Racional Universo em Desencanto; Lions Clube; Bombeiros Civis e Moto Clube de Juiz de Fora.

Alterações no trânsito

A Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) fará alterações na região central da cidade, por conta do desfile de 7 de setembro. As intervenções terão início nesta sexta-feira, 6, a partir das 18h, com alterações de circulação na Rua Rei Alberto, entre Santo Antônio e Avenida Rio Branco.

Na mesma data e horário, o estacionamento ficará proibido nas seguintes vias: Rua Roberto de Barros, entre Barão de Cataguases e Benjamin Constant; Avenida Presidente Itamar Franco, entre Barão do Rio Branco e Rua Batista de Oliveira (sentido Bairro São Mateus/Centro); Rua Rei Alberto, próximo aos cruzamentos com Santo Antônio e Avenida Barão do Rio Branco; avenidas Doutor Procópio Teixeira, entre Praça Doutor João Tostes e Barão do Rio Branco; e Avenida Getúlio Vargas, entre Barão de Rio Branco e Rua Afonso Pinto da Mota.

A partir das 6h de sábado, 7, até o término do desfile, o trânsito ficará interditado totalmente nos seguintes trechos da Avenida Barão do Rio Branco: pista central, entre o trevo do Bairro Bom Pastor até a Rua Barão de Cataguases; pista lateral, sentido Bom Pastor/Manoel Honório, entre Avenida Presidente Itamar Franco e Rua Silva Jardim; pista lateral, sentido Manoel Honório/Bom Pastor, entre as ruas Barão de Cataguases e Rei Alberto.

Outras interdições na região central: ruas Oscar Vidal, entre Santo Antônio e Avenida Presidente Itamar Franco; Espírito Santo, entre Santo Antônio e Henrique Surerus; Braz Bernardino; Barbosa Lima; Batista de Oliveira, entre avenida Presidente Itamar Franco e Barão de São João Nepomuceno; Fernando Lobo, entre Santo Antônio e Avenida Barão do Rio Branco; Santa Rita, entre avenidas Getúlio Vargas e Avenida Barão do Rio Branco; São Sebastião, entre Avenida Barão do Rio Branco e Santo Antônio; Benjamin Constant, entre Jarbas de Lery Santos e Tiradentes; Silva Jardim, entre Rua Santo Antônio e Avenida dos Andradas; e Avenida dos Andradas, entre ruas Silva Jardim e Benjamin Constant (Largo do Riachuelo).

Algumas vias ficarão interditadas durante o desfile, com início previsto para as 8 horas: Rua Floriano Peixoto, entre Santo Antônio e Avenida Getúlio Vargas. Além disso, os cruzamentos da Avenida Barão do Rio Branco com as ruas Doutor Romualdo e Antônio Carlos e Avenida Itamar Franco terão interdição parcial, também durante a apresentação.

Para a concentração do desfile, a pista central da Avenida Barão do Rio Branco, entre a Presidente Itamar Franco e o Trevo do Bom Pastor, ficará impedida. Neste período, o transporte coletivo urbano deverá circular pelas vias laterais neste trecho.

Embarque e desembarque de alunos

O desembarque dos alunos da rede pública será no ponto da Avenida Presidente Itamar Franco, entre Avenida Rio Branco e Rua Oscar Vidal. Os veículos terão duas opções de estacionamento: Avenida Brasil e Rua da Bahia. Após o desfile, o embarque será na Avenida dos Andradas, entre as ruas Silva Jardim e Benjamin Constant.

Alteração de itinerário dos transportes coletivos urbanos

O trajeto de algumas linhas do transporte coletivo urbano será modificado, em razão do evento. Confira a tabela com as alterações no site da PJF.

Serviço de táxi

Durante o evento, os táxis do ponto localizado no Parque Halfeld deverão entrar e sair pela Rua Marechal Deodoro, não podendo acessar a Avenida Barão do Rio Branco. Os veículos do ponto da Igreja Catedral continuarão realizando a parada na Alça da Catedral, acessando pela Rua Espírito Santo e saindo pela Fernando Lobo. Na Rua Floriano Peixoto, o ponto será desativado.

Para garantir segurança durante a realização do desfile, nos principais cruzamentos haverá apoio da Polícia Militar e/ou agentes de trânsito. Durante este período, a entrada do Hospital de Pronto Socorro (HPS) ficará liberada.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.