Sexta-feira, 20 de setembro de 2019, atualizada às 14h

Cesama orienta sobre uso racional e pede economia de água

Da redação

As altas temperaturas registradas em Juiz de Fora nos últimos dias, aliadas à baixa umidade relativa do ar, levaram ao aumento no consumo de água, causando reflexos e desabastecimento em algumas regiões em Juiz de Fora.

A Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) está monitorando a situação e orienta a população para que economize água, até que o sistema esteja totalmente regularizado.

Segundo dados da companhia, a Represa de São Pedro atua com 19,5% de sua capacidade, enquanto a Represa Doutor João Penid funciona com 55,8% e a Barragem de Chapéu D'Uvas com 61,8%.

Conforme o diretor técnico-operacional da Cesama, Márcio Pessoa, além do calor intenso e da umidade baixa do ar, outros fatores contribuem para o desequilíbrio do sistema. Além disso, a Estação de Tratamento de Água (ETA) Marechal Castelo está operando com um filtro a menos, em virtude de sua reforma. “Ao todo, seis filtros da unidade serão reformados. A Cesama iniciou os trabalhos em julho, e escolheu o período de inverno exatamente para não causar prejuízos ao sistema, sendo que a ideia é chegar ao período de verão com as obras concluídas e o sistema reforçado”, explicou Pessoa.

Dicas de econ

  • Ao escovar os dentes, abra a torneira apenas para enxaguar a boca e lavar a escova;
  • Feche a torneira, para que ela não fique pingando, e, ao fazer a barba, evite deixá-la aberta;
  • Na hora do banho, fique com o chuveiro aberto somente o tempo necessário;
  • Para lavar o carro, use balde ao invés da mangueira;
  • Regue o jardim das 6 às 8 horas, ou após as 19 horas. Isso evita o excesso de evaporação e mais gastos;
  • Não dê descargas prolongadas. Se possível, utilize caixa acoplada, que consome menos águaAo lavar a roupa na máquina, use toda a capacidade da lavadora;
  • Reaproveite a água do tanque e da máquina, para lavar calçadas e pátios;
  • Faça checagem geral nas instalações hidráulicas da casa. E, ao construir ou reformar, dê preferência a torneiras e descargas que consumam menos água.

ACESSA.com - Cesama orienta sobre uso racional e pede economia de ?gua