Festival Primeiro Plano traz como tema o imaginário do jovemO objetivo é incentivar a participação de jovens talentos, trazendo à cidade importantes produções do contexto nacional e internacional

Isabela Lobo
Colaboração*
9/11/2010

Entre os dias 16 e 21 de novembro, Juiz de Fora receberá a edição 2010 do Festival de Cinema Primeiro Plano. O evento é marcado por programações diferenciadas e promete agradar espectadores de todos os gostos, com exibição de longas e curtas-metragens, além da realização de oficinas, de mostras competitivas e da Sessão Escola, espaço voltado aos alunos de escolas municipais. Com o tema Cinemaginar, o objetivo é estimular a produção de jovens talentos e trazer à cidade o que há de mais importante no contexto cinematográfico nacional e internacional. "As pessoas terão um contato grande com tudo o que está sendo feito no Brasil", explica o coordenador geral do evento, Aleques Eiterer.

Durante o evento, quatro estreias nacionais e uma internacional serão exibidas: Os famosos e os duendes da morte, Rainhas, A falta que nos move, Andrés não quer dormir a sesta e Elvis & Madona. Além disso, haverá a Mostra Audiovisual de Juiz de Fora, com trabalhos de produtores da cidade; a Mostra Mercocidades, com produção de diretores latino-americanos estreantes; a Mostra Ver e Fazer Filmes, produzida em Cataguases; a Mostra Filme em Minas, com curtas financiados pelo Estado, e o Resgate Primeiro Plano, em que um filme de relevância nacional será exibido. No encerramento, serão exibidos os vencedores da mostra competitiva da última edição do festival.

As novas caras da produção nacional terão espaço nas mostras competitivas, divididas em duas categorias: nacional e regional. Os curtas de todo o país serão avaliados quanto à direção, roteiro, concepção fotográfica, montagem, trilha musical, ator e atriz, concepção sonora, direção de arte, júri jovem e popular, além da escolha do melhor filme e melhor primeiro plano. Na regional,  produções de toda a Zona da Mata disputarão o prêmio de melhor filme pelo júri popular e por um júri especializado e o prêmio incentivo primeiro plano.

Outra programação será a Sessão Escola, espaço voltado aos alunos de escolas municipais da cidade. As instituições interessadas poderão participar das atividades, que incluem esclarecimentos sobre questões relacionadas ao cinema, conversa sobre o tema e exibição de filme. Para Aleques, a inclusão de estudantes é de extrema importância. "Cinema é educação e aqui estamos formando novos espectadores", diz. Além disso, serão realizadas quatro oficinas, com os temas: Criadores de Formatos Audiovisuais, Pedagogia da Imagem, Minimetragens Oficina - Querô e Fotografia Digital.

O evento será realizado no Espaço Alameda de Cinema, que fica na rua Moraes e Castro, 300, Alto dos Passos. Todas as atividades são gratuitas e os ingressos para a exibição dos filmes deverão ser retirados no local, a partir das 15h.

*Isabela Lobo é estudante do 8º período de Comunicação Social da UFJF.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken