Campanha contra a viol?ncia no tr?nsito Crian?as encenam pe?a de educa??o para o tr?nsito. Espet?culo vai viajar por sete estados e t?m apoio da Catedral e da Ong "Menos Velocidade, Mais Vida"

Fernanda Leonel
Rep?rter
03/05/2007

Juiz de Fora registrou em 2006, 5.468 acidentes de tr?nsito. Uma m?dia anual de quase 15 acidentes, todos os dias, nas ruas da cidade. Os desastres envolvendo crian?as, at? cinco anos, somam 68, e entre a idade de seis a 14 anos, 197.

Foi pensando nesses n?meros e com base na sua experi?ncia pessoal, que o motorista de ?nibus Ajesus Aleixo da Silva (no v?deo ao lado), resolveu organizar uma campanha que pudesse mobilizar e emocionar motoristas e pedestres. Nesta sexta-feira, dia 04 de maio, os pequenos "Anjos V?timas do Tr?nsito" - nome do projeto - v?o para a Pra?a Ant?nio Carlos encenar um pedido de aten??o no tr?nsito.

A pe?a, que tamb?m trabalha em alguns momentos como uma esp?cie de musical, vai levar dez crian?as vestidas de anjo, a partir de 15h, na pra?a da regi?o central de Juiz de Fora. Aberto ao p?blico, o evento tamb?m vai receber a imagem de Nossa Senhora do Ros?rio, na cidade.

"Pensamos em 20 crian?as, mas decidimos por dez. Preparamos um espet?culo muito bonito, que pretende tentar despertar a aten??o dos motoristas para o crescente n?mero de acidentes, envolvendo menores. Vamos tentar despertar as pessoas atrav?s da emo??o", comenta Ajesus, tamb?m respons?vel pela montagem da pe?a.

A id?ia, que tomou forma em uma conversa entre amigos, vai para fora da cidade e do estado. Com ajuda da Ong "Menos Velocidade, Mais vida", da qual Ajesus ? integrante, e tamb?m da Catedral Metropolitana, atrav?s do Bispo Dom Eurico, o grupo de crian?as vai levar o espet?culo para mais sete estados do Brasil.

Nos pr?ximos dias, o grupo vai para Osasco, em S?o Paulo. Tamb?m est?o agendadas apresenta?es no Rio de Janeiro, Mato Grosso e Santa Catarina. Tr?s outros estados, ainda a serem definidos tamb?m v?o receber os "anjos". Um DVD deve ser gravado durante as apresenta?es e vai estar dispon?vel para quem pretenda ajudar o projeto ou guardar uma mensagem de educa??o no tr?nsito.

JF: sinaliza??o adequada e pouca aten??o

foto de Gerson Para o presidente da ONG "Menos Velocidade, Mais Vida", Gerson Meirelles (foto), Juiz de Fora ? uma cidade bem sinalizada, que consegue ter regras bem expostas de tr?nsito. No entanto, os motoristas n?o est?o conseguindo fazer a sua parte e n?o respeitam a boa sinaliza??o.

"Muitos jovens acham que s?o super-homens e n?o conseguem acreditar que nada vai acontecer com eles. A imprud?ncia ? o principal fator dos acidentes de tr?nsito. Temos que tentar ajudar essa pessoas a entender que ? poss?vel diminuir esses n?meros tristes", comentou o presidente, analisando o ato da pr?xima sexta.

Para G?rson, um dos objetivos dessa campanha ? fazer com que os pequenos n?o s? levem a mensagem de paz no tr?nsito para seus pais como tamb?m absorvam esse conhecimento. "? um projeto que pretende colher frutos a longo prazo tamb?m. Queremos ajudar a desenvolver uma juventude mais consciente".

foto de Gerson A vice-presidente da ONG, Enilce da Rocha (foto) concorda com G?rson no que diz respeito a necessidade de educa??o para o tr?nsito e complementa que a parceria da igreja na campanha s? traz benef?cios.

"O tr?nsito deve ser encarado como cidadania. A Pastoral atinge muita gente, fam?lias inteiras, e acho que o grupo s? tem a ganhar com a for?a e o poder da institui??o", comenta. Para ela, al?m da conscientiza??o, a divulga??o das leis e a fiscaliza??o da Pol?cia Militar s?o fatores que podem contribuir, e muito, para a diminui??o dosa tristes n?meros de Juiz de Fora e do Brasil.

Em dezembro do ano passado, a campanha fez sua primeira apresenta??o, que aconteceu na BR-040. Na ocasi?o, as crian?as vestidas de anjo entregavam aos motoristas que passavam pelo local uma mensagem que pedia mais aten??o para o que est? acontecendo.

"Crian?as n?o dirigem, ent?o para que seja prejudicadas por acidentes de tr?nsito, est?o sofrendo por erros dos outros. Precisamos ter isso em mente, e dirigir para o bem, de forma a evitar a morte desses anjos e tamb?m de outras pessoas", resume Ajesus.