Plantas que fazem parte das paisagens de Juiz de Fora, como o manacá-da-serra, encontrado no Parque da Lajinha e as palmeiras presentes no Parque Municipal podem ser vistas e adquiridas na 18ª Feira de Holambra em Juiz de Fora. Ao todo, o evento que faz parte do calendário oficial da cidade desde 2010, expõe mais de 150 espécies para a população, na Praça da Estação. A visitação ocorre das 8h às 20h com entrada gratuita, até o próximo domingo (17).

A feira traz entre suas atrações um Caminho Sensorial, que é uma forma de estímulo aos sentidos, pensada para incluir diversos públicos com o intuito de oferecer inclusão e acessibilidade. Há também espécies que atraem a atenção por suas características, como plantas carnívoras. Em parceria com a Secretaria de Turismo de Juiz de Fora, a iniciativa também se compromete a contemplar as pessoas que não puderem comparecer à feira, com atendimento on-line feito pelo site e pelo whatsapp: (32) 99908-3207.

A coordenadora da Feira de Holambra, Milena Silveira Campos Guedes, explica que o evento tem plantas que se adaptam ao clima de Juiz de Fora e também é um local em que as pessoas podem comprar insumos para cuidar da forma adequada das espécies, como substrato e terra. “Entre as mais procuradas estão: as samambaias, o manacá da serra, samambaias, as roseiras, as suculentas e os antúrios. As folhagens também são muito procuradas, as plantas frutíferas, ornamentais, pendentes, trepadeiras.”

O público, conforme Milena, reúne pessoas de todas as idades. “Para nós está sendo uma alegria, percebemos que para as pessoas também. Estar no meio de flores e plantas, que trazem um sentimento muito bom, tanto para quem vem visita, quanto para nós que estamos trabalhando. A feira acaba sendo um evento bem familiar, onde as crianças podem estar, as pessoas idosas, que acabaram ficando algum tempo sem ter opções de espaços para frequentar, também .”

Depois de dois anos sem a feira, em função do período mais grave da pandemia, a oportunidade de estar novamente em Juiz de Fora é comemorada pela organizadora. “Estamos com uma aceitação muito boa, as pessoas estão expressando que estavam sentindo saudades, que aguardavam pela feira. O movimento do primeiro dia foi melhor do que os primeiros dias de edições anteriores”.

 


Fotos: Feira de Flores de Holambra de Juiz de Fora

ACESSA.com - Juiz de Fora recebe 18? Feira de Holambra na Pra?a da Esta??o