Terça-feira, 29 de julho de 2014, atualizada às 17h12

Igreja Católica inicia celebrações do Dia de São Roque nesta semana

A Comunidade São Roque, pertencente à Paróquia Nossa Senhora da Glória e localizada na avenida dos Andradas, em Juiz de Fora, começa a celebrar seu padroeiro nesta quinta-feira, 31 de julho. A festa em honra ao santo, conhecido por ser o protetor contra as pestes, irá até o domingo, dia 3 de agosto.

No entanto, São Roque é celebrado apenas no dia 16 de agosto, mas a festa é antecipada por conta da proximidade com as comemorações do dia de Nossa Senhora da Glória.

A programação na Capela São Roque começa com tríduo em honra, com celebrações especiais nos três dias. Nos dias 31 de julho (quinta-feira) e 1º de agosto (sexta-feira) as missas serão às 19h. No primeiro dia, haverá bênção da água e do Santíssimo Sacramento e, no segundo, missa para Cura e Libertação com Unção. No último dia do tríduo (sábado), haverá celebração às 15h, com bênção dos animais domésticos, e às 18h, com bênção e distribuição dos pães. Nos três dias, haverá funcionamento de barraquinhas no Largo São Roque, em frente à capela.

No domingo (3), dia em que será celebrada a festa do padroeiro, será realizada uma procissão às 9h, seguida de missa solene. O cortejo sairá da Capela São Roque, passará pela avenida dos Andradas, rua Barão de Cataguases, rua João Pinheiro e rua Paula Lima, voltando à capela São Roque. Após a celebração, haverá leilão de prendas no Largo São Roque.

No dia 16 de agosto, dia do santo, a capela ficará aberta das 9h às 18h para visitação dos fiéis, e a missa está marcada para às 16h. A Capela São Roque fica na avenida dos Andradas, s/n, no Morro da Glória.

Com informações da Arquidiocese de Juiz de Fora.

ACESSA.com - Igreja Cat?lica inicia celebra?es do Dia de S?o Roque nesta semana