Museu da Loucura de Barbacena será reaberto nesta quinta-feira

Por

Museu da Loucura de Barbacena ser? reaberto nesta quinta-feira
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2014, atualizada às 16h30

Museu da Loucura em Barbacena será reaberto nesta quinta-feira

O Museu da Loucura de Barbacena será reaberto nesta quinta-feira, 18 de dezembro, às 10h, após o processo de revitalização, que envolveu reparos no telhado, recuperação e pintura tanto da parte externa quanto interna. Também foi realizada a remodelação de toda a parte elétrica. A parte hidráulica foi um outro serviço realizado. O Museu ganhou, ainda, banheiro adaptado para atender as pessoas com necessidades especiais.

A obra, que teve duração de aproximadamente seis meses, foi executada com muito cuidado para que fossem mantidos todos os detalhes do prédio, que é considerado um patrimônio histórico de Barbacena.

O Museu vai se transformar ainda mais em uma verdadeira fonte da trajetória da loucura, mostrando as mudanças dos trabalhos relacionados à saúde mental não só de Barbacena, mas do país. Além dos trabalhos expostos, passarão a compor o acervo, informações relacionados à Luta Antimanicomial e o Festival da Loucura. Com esta mudança, o espaço ganhará ainda uma parte mais interativa, através da criação da sala multimídia.

Para acompanhar todo o trabalho, não só de revitalização, mas principalmente do projeto da exposição, foi criada uma comissão composta por representantes do Governo Municipal, da sociedade e da Fhemig. O grupo é composto por Lucimar Pereira, Roseli Cordeiro Pereira, Helder Rodrigues Pereira, Edson Brandão, Sérgio Ayres, Maria Helena Boratto e Lucas Thadeu Cordeiro.

O Museu da Loucura, que foi criado em 1996, já recebeu mais de 130 mil visitantes. O Museu da Loucura está localizado na rua 14 de Agosto, no bairro Floresta.