Sexta-feira, 7 de janeiro de 2011, atualizada às 12h54

Campanha pretende resgatar leitores durante o período de férias

Aline Furtado
Repórter
Biblioteca Municipal de São João del-Rei

Primeira biblioteca fundada no Estado de Minas Gerais, no ano de 1827, nunca tendo fechado as portas, a Biblioteca Municipal Baptista Caetano d'Almeida, de São João del-Rei, oferece aos leitores, até o dia 2 de fevereiro, uma programação voltada para aqueles que abandonam os livros durante o período de férias.

"Nossa intenção é alertar a população para o fato de que o fim das aulas significa que os livros didáticos serão deixados de lado temporariamente, mas a literatura poderá ser uma fonte rica de distração e prazer", ressalta a bibliotecária e uma das idealizadoras da campanha denominada Leia. Faça do livro seu companheiro de férias, Virgínia Martins Coelho.

Ela conta que a média de empréstimos mensal durante o período letivo é de 800 exemplares. Nas férias de julho, a procura caiu para 300 livros, o que representa 62,5% de empréstimos a menos. "A partir do início da campanha, no começo do mês de dezembro, a procura já aumentou, mas sentimos que pode crescer ainda mais. Nosso objetivo é fazer da campanha um evento permanente nas férias de julho, dezembro e janeiro", comenta a bibliotecária, referindo-se às férias da rede municipal de ensino, já que a biblioteca é mantida pela prefeitura.

Uma das medidas adotadas com o intuito de chamar a atenção do público adulto e infantil é o aumento do tempo de empréstimo, que passa, no período de férias, de sete dias para 20 dias. Assim, quem viaja, tem oportunidade de levar o livro que está sendo lido. A programação (veja o quadro abaixo) conta, ainda, com encontros literários, nos quais são realizadas leituras de textos de escritores renomados, com posterior discussão. Além disso, são exibidos filmes com temática literária, voltados para crianças e adolescentes.

Biblioteca Municipal de São João del-Rei Biblioteca Municipal de São João del-Rei

A biblioteca conta, atualmente, com 24 mil exemplares de literatura nacional e estrangeira, incluindo obras que datam de sua fundação. "Temos, ainda, um acervo especial, composto de documentos da Câmara Municipal de São João del-Rei com datas entre 1700 e 1910." A Biblioteca Municipal Baptista Caetano d'Almeida fica na Praça Frei Orlando, 90, no Centro de São João del-Rei.

Programação
  • Encontros Literários

- 17/1 (segunda-feira) - 14h - público adulto

- 19/1 (quarta-feira) - 14h - público infanto-juvenil

  • Hora do conto

- 14/1 (sexta) - 14h - com Cláudia Isabel

  • Filmes

Público infantil:

- 21/1 (sexta-feira) - 14h - Turma da Mônica - Pequenas histórias

- 28/1 (sexta-feira) - 14h - Alice no País das Maravilhas

Público Infanto-juvenil:

- 12/1 (quarta-feira) - 14h - O pequeno Príncipe

- 26/1 (quarta-feira) - 14h - A fantástica fábrica de chocolate

  • Encerramento

- 02/2 (quarta-feira) - 14h - Reunião (avaliação da campanha e sugestões)

Os textos são revisados por Thaísa Hosken