Polícia Civil e PRF distribuem almoço para caminhoneiros na BR-040

A Polícia Civil distribuiu marmitas e refrigerantes aos caminhoneiros na manhã desta segunda-feira, 30 de março, na BR-040, próximo ao distrito de Dias Tavares, em Juiz de Fora. A ação solidária em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
Para fazer a distribuição, a Polícia Civil arrecadou doações de marmitas e refrigerantes de estabelecimentos privados. Também colaborou com o ato, a Polícia Rodoviária Federal (PRF). “Temos como objetivo servir à sociedade, então, além do enfrentamento à criminalidade, em um momento como esse, temos que contribuir de outras maneiras, na medida das nossas possibilidades, sobretudo, direcionando nossa atenção à situação dos caminhoneiros. Cabe a esses profissionais o abastecimento das cidades, mesmo em meio às dificuldades de encontrar estabelecimentos abertos”, destacou o delegado Regional de Juiz de Fora, Armando Avólio Neto.
Segundo o chefe do 4º Departamento, delegado-Geral Gustavo Adélio Lara Ferreira, a Polícia Civil, assim como outros serviços essenciais à população, não param durante a pandemia do Covid-19, inclusive, na área do Departamento, que abrange as Delegacias Regionais de Juiz de Fora, Ubá, Leopoldina, Muriaé e Viçosa. “Seguimos atuantes, adotando os devidos cuidados no enfrentamento ao coronavírus e combatendo a criminalidade”, concluiu.
Delegacia Virtual
Mesmo que os órgãos de Segurança Pública estejam em funcionamento, para evitar o deslocamento até uma unidade policial, a população tem a opção de acessar online a Delegacia Virtual, que possibilita o registro de sete tipos de ocorrências: furto, perda de documentos e objetos, acidentes de trânsito sem vítima, dano, desaparecimento de pessoa, localização de desaparecido e localização de desconhecido.
Os registros podem ser feitos pelo smartphone ou computador, de qualquer lugar, para fatos ocorridos em Minas Gerais, no prazo de até 30 dias. O acesso direto à Delegacia Virtual é pelo endereço eletrônico www.delegaciavirtual.sids.mg.gov.br. A ferramenta também está no MG App, disponível para Android. Basta o usuário se direcionar ao menu “Segurança” e acessar a opção correspondente.
Após preenchimento e envio dos formulários, a ocorrência passa por uma triagem, que funciona 24 horas por dia. Em até 15 minutos, é emitida uma mensagem ao solicitante com o número do Registro de Eventos de Defesa Social (Reds), antigo boletim de ocorrência, e a forma de acessá-lo, possibilitando também a impressão. Segundo a Polícia Civil, a ocorrência feita virtualmente tem o mesmo valor jurídico. O registro é direcionado automaticamente à delegacia do local do fato para se investigar, normalmente, como se fosse registrada de forma presencial. Havendo alguma inconsistência quanto aos dados informados, o cidadão é orientado sobre como proceder.
Atendimentos mantidos
A Polícia Civil informa, ainda, que estão mantidos os atendimentos presenciais em todas as unidades, para os casos urgentes, tais como autos de prisão em flagrante, homicídio e feminicídio, estupro, violência doméstica, sequestro e cárcere privado, roubo, furtos de veículos com prisão de suspeito, riscos de perecimento da prova, entre outros, a critério da autoridade policial.
O atendimento presencial ao público acontece de segunda a sexta-feira, no horário regular de expediente da unidade, mediante agendamento. No período das 14h às 18h, não havendo demanda previamente agendada, atende exclusivamente para registro de ocorrências indisponíveis na Delegacia Virtual.