Mapro promove 19? Semana Nacional de Museu

Por

Mapro promove 19? Semana Nacional de Museu

O Departamento de Acervo Técnico e Ações Culturais do Museu Mariano Procópio (Mapro) inicia a programação de comemoração da 19ª Semana Nacional de Museus. A data deste ano tem como tema “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”.

Esta data é comemorada anualmente devido ao Dia Internacional dos Museus, no dia 18 de maio. Há ações por todo o país de valorização e divulgação da importância dos museus, abordando um mesmo tema a ser discutido e pensado em conjunto.

O historiador Sérgio Vicente conta que a “programação foi feita pensando em levar ao público uma reflexão sobre o ofício das pessoas que estão envolvidas no trabalho museológico”. Ele ressalta também a função educacional dos museus e a importância de estabelecer interlocuções com o público e com outras instituições culturais.

Sérgio aborda a necessidade de o público perceber que o museu é um espaço vivo. Dessa maneira, é importante ver o museu não como um depósito de objetos do passado, mas como um espaço de diálogo com o momento presente e com as demandas da sociedade por memórias e reflexões.

Confira a programação do Mapro para 19ª Semana Nacional de Museu

Terça-feira, 18
Às 10h – lançamento do vídeo com o tema “O livro que o imperador traduziu”

Quarta-feira, 19
Às 10h – Texto sobre Museus em tempos de pandemia: a experiência do Museu Mariano Procópio

Às 19h - Live com o tema “Museus em Trama: um diálogo sobre interfaces culturais” Participantes: Frederico Lopes (Bodoque Artes e Ofícios); Rosane Ferraz (Mapro); Sérgio Vicente (Mapro)
Canal: Bodoque TV

Quinta-feira, 20

Às 10h – Lançamento do Vídeo com o tema Princesa Isabel: a construção da imagem de “Redentora”

Às 18h - Live com o tema “Os ex libris da viscondessa de Cavalcanti na biblioteca do Museu Mariano Procópio”; palestrante: Priscila da Costa Pinheiro (Historiadora Mapro)
Canal da Caçadora de Ex Libris

Sexta-feira, 21

Às 10h - Distribuição de mudas de plantas (suculentas, antúrio, dentre outras) para o público, no Portão do Parque na rua Mariano Procópio.

Às 10h – lançamento do Vídeo sobre “Restauração de oratórios do Museu Mariano Procópio: relatos de experiência”

As ações e materiais estarão disponíveis no Facebook e Instagram do Museu(@museumarianoprocopio).