Segunda-feira, 29 de junho de 2020, atualizada às 16h35

Dois bares e uma quadra de esportes são interditados na Zona Norte

Da redação

Um bar no bairro Benfica, na Rua Martins Barbosa, foi fechado pelos fiscais de posturas da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaur) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) no último sábado, 27, pela manhã, e outro no domingo à tarde, no Francisco Bernardino, na Avenida Juscelino Kubitschek. Ambos funcionavam irregularmente, por serem atividades não permitidas pelo Decreto Municipal 13.975.

No primeiro caso, o estabelecimento mantinha a porta entreaberta, mas autorizando os clientes a entrarem para consumo no local, o que foi constatado durante ação do comboio “Da Vida, Pela Vida”, integrado também pela Guarda Municipal e agentes da Secretaria de Transportes e Trânsito (Settra).

O segundo foi interditado durante operação especial noturna, que também passou a ser executada mais cedo no sábado e domingo, e que tem como foco principalmente bares.

Somente entre os dias 25 e 28, quinta-feira a domingo, foram 92 estabelecimentos vistoriados, sendo 21 notificados por irregularidades. Com as ações do último final de semana, a Semaur já totaliza 18 interdições realizadas desde o início da pandemia na cidade, todas de estabelecimentos não contemplados no decreto municipal ou na “onda verde” do plano “Minas Consciente”, do Governo de Minas, ao qual o Município aderiu devido à pandemia do coronavírus.

Fiscais notificam quadra de esportes

Também no sábado, 27, uma quadra de areia particular, na Rua Guararapes, foi encontrada em funcionamento. Fiscais de posturas e guardas municipais da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) encontraram várias pessoas sem máscaras, jogando bola, e outras consumindo bebidas alcoólicas, comercializada pelo bar do próprio estabelecimento. O proprietário foi notificado sobre a proibição das atividades ali verificadas. O espaço deve permanecer fechado enquanto vigorar o decreto de enfrentamento à situação de emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus na cidade.

Benfica tem sido alvo permanente das ações do comboio. Das 34 visitas realizadas em toda a cidade ata, cinco aconteceram na localidade. A definição dos pontos de atuação segue levantamento dos locais com maior índice de denúncias de desrespeito às regras de isolamento social e de funcionamento do comércio apuradas pela central da Guarda Municipal, através do telefone 153, e da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaur), pelo 3690-7507.

A Semaur explica que o objetivo da ação é aproximar os serviços da Prefeitura da população, alertando para os riscos de contágio pelo coronavírus em locais com alta concentração de pessoas, como é o caso do centro de Benfica, devido à atração gerada pelo seu comércio. Na última semana, o bairro apareceu, pela primeira vez, na lista de regiões com registro de casos da doença em Juiz de Fora.