P&B marca a estr?ia de Alessandro Corr?a Curta-metragem, gravado em chroma-key, ? influenciado pelo expressionismo alem?o

Daniele Gruppi
26/05/2008

O cineasta Alessandro C?rrea faz a sua estr?ia no mundo cinematogr?fico com o curta-metragem "P&B". Trata-se de uma produ??o de 13 minutos gravada em chroma-key, em que h? uma intera??o entre atores e desenhos.

A hist?ria se passa em um mundo preto e branco - onde as pessoas sabem pouco sobre as cores - durante a chegada, no Museu de Hist?ria Natural, de uma grande exibi??o de obras de arte eg?pcia patrocinada pela Funda??o Kleiderstoff. B?rbara ? uma rep?rter do canal Wtv e possui uma estranha habilidade: pode ver as cores.

A rep?rter procura o oftamologista Pedro para saber mais sobre seu problema. Os dois acabam se envolvendo com um estranho projetor de hologramas e um sacerdote de uma misteriosa seita eg?pcia. "? uma fic??o que se passa no futuro, mas que tamb?m mistura um pouco do passado", explica Alessandro.

C?rrea conta que a id?ia do roteiro do v?deo surgiu quando estava olhando para uma foto antiga de uma ?tica. Originalmente o filme era mudo e tinha cinco minutos, mas no decorrer do processo de produ??o, o diretor percebeu que era preciso estender a dura??o do filme e colocar falas para melhorar a compreens?o da hist?ria.

Foto de cenas do filme Foto de cenas do filme

"Depois do lan?amento do filme, muitas pessoas me perguntaram se tinha feito uma produ??o para abordar as diferen?as, j? que B?rbara se descobre diferente e come?a a se sentir mal. N?o era essa a minha inten??o. Era apenas entretenimento. Mas um v?deo deve estimular a reflex?o e n?o pode ser totalmente redondo, sem dar margens ?s interpreta?es".

Segundo C?rrea, sua inten??o era utilizar as novas tecnologias e testar conhecimentos. Para fazer o "P&B", ele diz ter se inspirado na est?tica do expressionismo alem?o ? filmes como "Metropolis" e "Blade Runner" - para criar ambientes futuristas que combinassem elementos antigos e modernos. "Filme em preto e branco, com alto contraste e n?o realistas s?o caracter?sticas do expressionismo e que podem ser encontrados no "P&B"".

Alessandro C?rrea assina o roteiro, ilustra?es e dire??o. Participaram tamb?m do projeto Luciana Fins, na prepara??o dos atores; DJ Rub, respons?vel pela trilha sonora; F?bio Sacramento na produ??o. A fotografia ? de Mauro Pianta, a edi??o ? de Hor?cio Vel?squez. Zezinho Mansini, Andr?ssa Bittencourt, Paulo Oliveira e Uibir? Barreto s?o os atores.

H? um trocadilho no t?tulo do filme: "P&B" pode ser interpretado como Preto e branco ou Pedro e B?rbara, protagonistas do Filme.

Foto de cenas do filme Foto de cenas do filme
Grava??o

Os atores tiveram que atuar em um espa?o com um m?nimo de objetos de cena, como uma mesa e uma cadeira. Todos os outros elementos foram inseridos posteriormente, via computa??o gr?fica. "Foram quase quatro meses de ensaio e praticamente um ano construindo o cen?rio".

Ap?s a grava??o dos atores, utilizando programas de computador, foram adicionadas anima?es tradicionais em 2D, ilustra?es e cen?rios criados a partir de materiais reciclados, como pe?as de televis?o, madeira, ferro, latas, garrafas de pl?stico, fotografados ou capturados atrav?s de scanner. As ilustra?es e as anima?es que interagem com os atores completaram a din?mica do filme.

Foto da grava??o Foto da a grava??o do document?rio