Titulo da materia

Bigode

Raphael Placido
Repórter
11/04/2013

Lor

"Toda forma de amor" é o livro de estreia da pedagoga e educadora infantil Bárbara Marques, que será lançado nesta sexta-feira, 12, no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM). Às 14h, a obra vai ser apresentada a um grupo de 60 estudantes da Escola Municipal Maria Aparecida Sarmento, especialmente convidados para o evento. Já às 18h, acontece o lançamento aberto ao público.

O livro é financiado com recursos da Lei Murilo Mendes, da Prefeitura de Juiz de Fora/Funalfa, e tem como objetivo principal permitir que crianças que têm dois pais ou duas mães possam ler uma história que retrate essa configuração familiar, raramente representada na literatura infantil. A história da personagem Luísa, uma menininha criada por dois pais, também deve, de forma lúdica, dar visibilidade à homossexualidade e às famílias homoparentais na sociedade e no campo educacional, promovendo discussões sobre preconceito e homofobia.

"Acredito que a educação seja a ponte para muitas mudanças positivas na sociedade", afirma a autora, que tem 28 anos, é graduada em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF) e pós-graduanda em MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela UFJF. Ela conta que o livro "Toda forma de amor" tomou corpo a partir de um projeto acadêmico. "A história não foi escrita por acaso, pois diversidade sexual sempre foi um assunto que me interessou. Quando precisei fazer um livro artesanal na graduação, sabia que o tema tinha que ser algo referente à homossexualidade."

Com 12 páginas, a publicação utiliza textos curtos, linguagem simples e sem estereótipos, já que o público-alvo são crianças de 4 a 10 anos. As ilustrações são assinadas por Felipe Lopes. O livro será vendido no Espaço Casa Verde (3212.7650) e no Centro de Educação Intensiva Sistema 3 (3212.6496), ao preço de R$ 5.