Seminário sobre memória e patrimínio cultural começa nesta quarta

Por

Semin?rio sobre mem?ria e patrim?nio cultural come?a nesta quarta
Terça-feira, 18 de setembro de 2012, atualizada às 17h20

Seminário sobre memória e patrimônio cultural começa nesta quarta em JF

Da Redação

A Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), por meio da Divisão de Patrimônio Cultural (Dipac), promove, entre esta quarta-feira, 19 de setembro, e sexta, 21, a quarta edição do Seminário Memória: Patrimônio, Oralidade e Acervo. A participação é gratuita, mas limitada a 150 vagas.

Segundo a assessoria da instituição, a proposta é de integrar diversas áreas do saber no debate sobre o patrimônio cultural. O evento ocorre no auditório do Banco do Brasil, localizado na rua Halfeld 770, a partir das 9h. As inscrições devem ser realizadas com antecedência na sede da Funalfa, avenida Rio Branco, 2234, Centro, e estarão abertas no local das 9h às 11h.

De acordo com a assessoria, a proposta é ampliar a discussão sobre a memória e o patrimônio, que não é somente um prédio ou um imóvel, mas a história das pessoas, de documentos e acervos. A ideia é focar em setores que lidam com questões relativas ao patrimônio, dialogando, sobretudo, com a abordagem interdisciplinar dos temas que se encontram voltados à preservação.

Confira a programação do evento

  • Dia 19/9 - Quarta-feira

9h - Credenciamento
9h30 - Abertura oficial
10h - Palestra: História Oral e Memória - Profª Mirian Hermeto (núcleo de História Oral - Fafieh/UFMG)
14h - Palestra: Digitalização de acervos e as políticas de disponibilização em rede - Prof. Pedro de Brito Soares (Diretor de Conservação de documentos do Arquivo Público Mineiro)
15h - Debate
15h30 - Café

  • Dia 20/9 - Quinta-feira

9h – Mesa-redonda: Memória Afrodescendente de Minas Gerais - Profª Maria Luiza Higino Evaristo, Gilmara Santos Mariosa, Profª Giane Elisa de Almeida. Mediador: Prof. Ramsés Albertoni Barbosa.
10h30 - Debate
11h - Café
14h - Palestra: Inventário de Referências Culturais em Ribeirão Preto - Drª Adriana Silva (Secretária da Cultura de Ribeirão Preto)
15h - Palestra: Patrimônio Cultural e Planejamento Urbano - Profª Maria Cristina Rocha Simão (Diretora de pesquisa, graduação e pós graduação do IFMG Campus Ouro Preto)
16h - Café
16h15 - Debate

  • Dia 21/9 - Sexta-feira

9h - Palestra: Museus e Educação - Drª Maria Esther Valente (coordenadora de Educação em Museus - CED/ Museu de Astronomia e Ciências Afins - Mast/ Icom-BR, Conselho Internacional de Museus)
10h - Palestra: Museus, Patrimônio e Sociedade - Prof. Cícero Antônio F. de Almeida (coordenador do Patrimônio Museológico - CPMUS - Ibram / Unirio)
11h - Café
11h15 – Debate

Os textos são revisadoa por Mariana Benicá