Semana de Conscientização do Autismo acontece até domingo em JF

Programação inclui palestras e atividades recreativas abertas ao público

Gláucia Simas
*Colaboração
3/04/2018

Na Semana de Conscientização do Autismo, que ocorre nos primeiros sete dias do mês de abril, serão ofertadas diversas discussões e troca de informações sobre o Transtorno de Espectro Autista (TEA), o autismo.

Em Juiz de Fora, o Grupo de Apoio a Pais e Profissionais de Pessoas com Autismo (Gappa) realiza uma semana com programação dedicada ao tema "Inclusão sem preconceito, semeie essa ideia". Até domingo, 8 de abril, serão oferecidas palestras, mesas-redondas, recreações, distribuição de panfletos, entre outras atividades, a fim de mobilizar os usuários, familiares, trabalhadores para o combate ao preconceito.

"O autismo ainda é pouco conhecido e pouco falado na cidade. Ainda encontramos muitas barreiras em todas as áreas na sociedade. O objetivo da semana é tentar alertar as pessoas e as famílias sobre o autismo e realizar uma troca de informações, pois quanto mais cedo é o diagnóstico, melhor o tratamento", destaca Ariene Menezes, presidente do Gappa.

No sábado, 7 de abril, será realizada uma passeata com o grupo Gappa, que sairá da Praça da Estação, às 9h, sentido a rua Halfeld. Em seguida, serão proporcionadas ao público atividades de recreação, até às 13h, no Parque Halfeld. Ainda dentro da programação, no domingo, 8, acontecerá um piquenique, na Praça Cívica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), às 10h.

"Por conta da grande procura que tivemos para o ciclo de palestras, decidimos fazer um outro evento em junho, sem data definida ainda, também sobre a conscientização", diz Ariene.

[LEIA MAIS]

Ônibus adesivado

Como um reforço à campanha de conscientização, um ônibus adesivado com as cores da ação, "Abril Azul", estará circulando por Juiz de Fora, fazendo a linha 211 no trajeto da Avenida Rio Branco, passando por bairros como Manoel Honório, Alto dos Passos, Graminha, além da área Central. Após duas semanas, o coletivo fará o trajeto para outras regiões da cidade, como Zona Norte e Nordeste.

A Semana de Conscientização foi regulamentada como evento no ano passado, pelo prefeito Bruno Siqueira.

O que é o Autismo

São transtornos que causam problemas no desenvolvimento da linguagem, nos processos de comunicação, na interação e comportamento social da criança. Esse transtorno não possui cura e suas causas ainda são incertas, porém ele pode ser trabalhado, reabilitado, modificado e tratado para que, assim, o paciente possa se adequar ao convívio social e às atividades acadêmicas o melhor possível. Os sinais podem surgir antes de um ano de idade. Os principais sintomas são: problemas com a linguagem, interação social e comportamento (restrito e repetitivo).

PL quer obrigação de afixação do símbolo TEA

Um Projeto de Lei (PL) que busca também chamar atenção para o direito à prioridade está em tramitação e deve ser votado no próximo período legislativo. O PL,  proposto em conjunto pelos vereadores Marlon e Júlio Obama (PHS), dispõe sobre a obrigatoriedade de inserção, nas placas de atendimento prioritário, do símbolo mundial da conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA), o laço em forma de quebra-cabeças.

Assim, as filas em instituições públicas, bancos e supermercados, por exemplo, estarão divulgando a preferência de atendimento já assegurada pelas leis federais n.º 10.048, de 8 de novembro de 2000, e n.º 12.764, de 27 de dezembro de 2012, que tratam das prioridades de atendimento e enquadra o autismo no grupo de condições para o benefício, respectivamente.


*Gláucia Simas é Estudante do 7º período de jornalismo do CES

ACESSA.com - Semana de Conscientiza??o do Autismo acontece at? domingo em JF