Diretores da Empav pedem afastamento de suas funções por 30 dias

Por

Diretores da Empav pedem afastamento de suas fun?es por 30 dias
Terça-feira, 18 de agosto de 2015, atualizada às 14h57

Diretores da Empav pedem afastamento de suas funções por 30 dias

Dois diretores da Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanização de Juiz de Fora (Empav) pediram afastamento de suas funções nesta terça-feira, 18 de agosto, com aprovação do Conselho de Administração da Empresa. O diretor-presidente da Empav, José Eduardo Araújo, e o diretor-administrativo, Teodoro Pires de Mendonça, estarão afastados enquanto durar as investigações da sindicância e auditoria aberta pelos conselheiros para averiguar as denúncias apresentadas contra a empresa pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sinserpu-JF). Na última sexta-feira, 14, um acidente envolvendo um caminhão da Empav resultou na morte do funcionário Iran da Silva, 42 anos, no bairro Nossa senhora de Lourdes. O fato ocorreu um dia depois do sindicato entregar uma denúncia ao Ministério Público sobre as deficiências da empresa em relação a prevenção a acidentes e condições precárias dos veículos em uso.

Para o trabalho de sindicância, ficou determinado período de 15 dias, podendo ser prorrogável por igual período. A comissão será nomeada por dois técnicos da Secretaria de Fazenda, um da Secretaria de Administração e Recursos Humanos e um da Procuradoria Geral do Município, todos funcionários de carreira da prefeitura. Os nomes de perfil técnico serão anunciados nos próximos dias e os trabalhos começarão na próxima segunda-feira, 24. Toda a investigação será subordinada ao conselho e seus representantes ao final do processo.

Durante o período de afastamento de José Eduardo, o secretário de Obras e presidente do Conselho de Administração da Empav, Amaury Couri, acumulará a presidência da empresa.

Conforme nota divulgada pela Empav, José Eduardo e Teodoro Pires justificaram o pedido de afastamento para dar liberdade à comissão e transparência à investigação. Como tinham férias vencidas, o conselho definiu conceder o afastamento dos dois pelos próximos 30 dias.

O representante do Sinserpu no Conselho de Administração, Francisco Carlos da Silva, informou que vai levar as deliberações ao sindicato e reforçou sua preocupação com a situação da empresa. O Conselho de Administração é formado pelos titulares de várias secretarias da prefeitura, Câmara Municipal e Sinserpu.

Paralisação

Na segunda, 17, os funcionários da Empav fizeram paralisação para assembleia com representes do Sinserpu-JF e da Federação Estadual dos Sindicatos de Servidores Municipais (Feserp). A categoria decidiu pelo pedido de substituição dos diretores da Empresa. Durante a manifestação, integrantes do sindicato e dos trabalhadores ainda se reuniram com a direção da Empav para pedir esclarecimentos sobre as denúncias. Nesta terça, 18, eles retornaram as funções.