Pol?cia cumpre mandados em operação contra homic?dios e feminic?dios em JF

Por

Terça-feira, 28 de maio de 2019, atualizada às 11h48

Polícia cumpre mandados em operação contra homicídios e feminicídios em JF e região

Da redação

Equipes da Polícia Civil deflagraram a Operação Cronos II nesta terça-feira, 28 de maio, com cumprimento de mandados de prisão relacionados a crimes de homicídio e feminicídio em Juiz de Fora e região.

Em Juiz de Fora, cinco homens foram presos em cumprimento de mandados de prisão, entre eles, um em desfavor de um homem de 39 anos. Durante coletiva de imprensa, realizada na 1ª Delegacia Regional de Juiz de Fora, o titular da Delegacia Especializada de Homicídios, delegado Rodrigo Rolli, explicou que também foram cumpridos dois mandados de prisão em desfavor de suspeitos envolvidos na morte de um jovem de 18 anos, e na tentativa de homicídio em desfavor de outro jovem, 23, no dia 14 de abril, no bairro Furtado de Menezes. Também foi preso o suspeito envolvido no homicídio consumado, ocorrido no dia 23 de março, que vitimou um homem de 25 anos, no mesmo bairro.

Já a delegada Carolina Gonçalves, que atua na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, falou sobre as investigações e a prisão do ex-namorado de uma jovem, de 18 anos. A vítima foi assassinada durante um churrasco, no Bairro Grajaú, no dia 7 de setembro de 2018.

Policiais civis de Ubá também cumpriram um mandado de prisão em desfavor de um homem de 26 anos, suspeito de ter cometido o crime de homicídio qualificado tentado, por motivo fútil, ocorrido no dia 4 de maio, na zona rural de Tanquinho, em Ubá. Não ocasião, dois autores, após se desentenderem, iniciaram uma troca de tiros, dentro de uma festa nominada de "Social", que acabou atingindo os próprios suspeitos, bem como três pessoas inocentes. Também foi cumprido mandado de busca e apreensão em desfavor de um adolescente infrator, de 17 anos.

Segundo informações do delegado Regional de Ubá, Diego Candian Alves, foram apreendidos um revolver calibre 38, com cinco munições intactas, centenas de pinos para embalagem de drogas, envólucros e fitas para embalagem de drogas, duas barras de maconha e duas embalagens contendo várias pedras de crack. Além disso, também foram localizadas uma balança de precisão, seis gaiolas contendo pássaros da fauna silvestre não anilhados e uma armadilha para captura de pássaros.

Além dessas prisões, também foram cumpridos três mandados de prisão da área da 3ª Delegacia Regional de Leopoldina, que culminaram na prisão de foragidos da Justiça. Um mandado foi cumprido em desfavor de um homem de 34 anos, em Cataguases, e outros dois no município de Carmo, no Rio de Janeiro, em desfavor de jovens de 21 e 23 anos, após a ação da 28ª Delegacia de Polícia Civil em Além Paraíba.

Em Muriaé, dois suspeitos, de 22 e 51 anos, foram presos no bairro Itamuri, pela prática de homicídios tentado e consumado, e um homem de 32 anos, no Bairro Safira, por homicídio.

Na área da 5ª Delegacia Regional de Viçosa, policiais civis realizaram diligências, mas a ação não resultou em prisões.

Operação nacional

No Rio de Janeiro, a Polícia Civil já prendeu 40 pessoas durante a operação contra homicídios e feminicídios. A segunda fase da Operação Cronos é uma mobilização de polícias civis de 21 estados e do Distrito Federal para cumprir mandados de prisão de acusados desses dois crimes nesses locais.

A operação tem o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública e é coordenada pelo Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil.

Na primeira fase da operação, realizada em agosto do ano passado, foram presas mais de 2.900 pessoas, entre as quais cerca de 340 adolescentes.