A partir desta quarta-feira, 12, as feiras livres realizadas nos bairros de Juiz de Fora passam por mudanças conforme nota técnica que detalha os protocolos de segurança que devem ser seguidos nesses espaços.

De acordo com o documento, fica estabelecido que o limite máximo de barracas montadas será de quatro por feirante. Desta forma, aquele feirante que possui um, dois ou três pontos, poderá montar todos os seus pontos. Já aquele com quatro ou mais pontos, poderá montar apenas quatro pontos. As outras normas de funcionamento seguem vigentes.

A ampliação no número de barracas se deu após avaliação da coordenação do Fórum Municipal em Defesa da Vida. A feira noturna, realizada às quartas-feiras na Praça Antônio Carlos, e a feira da Avenida Brasil, realizada aos domingos, continuam suspensas.

O descumprimento das normas poderá ocasionar advertência verbal e suspensão do feirante por sete dias, além de outras penalidades mais severas previstas na legislação aplicável.

Normas de funcionamento da feira

- Limite máximo de quatro pontos por feirante [aquele feirante que possui um, dois ou três pontos, poderá montar todos os seus pontos; aquele com quatro ou mais pontos poderá montar apenas quatro pontos];

- O uso do “L” só será permitido dentro dos limites da barraca de cada feirante, (não sendo permitido o uso do mesmo, de caixotes ou de qualquer coisa fora do limite da barraca);

- Não será permitido o uso de extensor de barracas;

- Não será permitida a degustação dos alimentos vendidos;

- Não pode montar além dos pontos permitidos;

- Fica determinado a obrigatoriedade do uso de máscaras e do álcool líquido ou gel 70%;

- Proibido atender clientes sem máscara;

- Proibido aglomeração dentro das barracas;

- O distanciamento entre as barracas deverá ser no mínimo de 1,5 metros;

- Está totalmente proibido lanchar, beber água ou qualquer coisa que faça o feirante tirar a máscara dentro da barraca;

- A venda e consumo de bebidas alcoólicas está proibida;

- As barracas devem começar a ser montadas a partir das 5h, com exceção das feiras na Rua São João Nepomuceno, que deverão ser montadas a partir das 6h30;

- Está proibido o consumo nas barracas de alimentação. Só poderão ser comercializados, e levados para casa em embalagem. Proibido mesas e cadeiras para o público.

Todas as normas descritas acima também são válidas para as feiras “Agricultura Familiar”, “É Daqui” e "Mogico".

ACESSA.com - Feiras livres passam por mudan?as a partir desta quarta