Urbe

Por

Urbe Document?rio vai mostrar os sentimentos presentes na rotina de um centro urbano

Priscila Magalh?es
23/02/2008

"Urbe" surgiu da preocupa??o com o ritmo cada vez mais acelerado das cidades em fun??o da tecnologia. A inten??o do cineasta Marcos Pimentel ? mostrar que em qualquer cidade existem sentimentos em meio ao concreto dos pr?dios. "? um filme humano, pois mostramos sentimentos como amor, morte, dor, paix?o, vida e f?ria nos rituais urbanos", explica ele.

Para isso, as filmagens foram feitas em paisagens urbanas, como hospitais, cemit?rios, ruas do centro, pra?as, padarias, igrejas e ateli?s de arte. "Dessa forma, os grandes personagens s?o a cidade e seus sentimentos, pois estes s?o eternos. Desde que o homem ? homem, eles existem e s?o os mesmos", ressalta Marcos.

Um casal de c?es vira-latas tamb?m ? personagem do filme. Eles foram seguidos durante as filmagens com a inten??o de retratar estes sentimentos. "Eles vivem na rua, dormem pelo Parque Halfeld e passam por momentos de alegria, prazer, de precisar comer e dormir. Vemos tamb?m que h? um momento de sentimento entre os dois e tudo isso acontece no meio da cidade".

O nome "Urbe" foi escolhido, porque ? uma palavra que vem do latim e quer dizer cidade. "O latim ? a origem do nosso idioma, nossa ra?z, e o filme fala das ra?zes, para encontrar os sentimentos do presente", explica. Al?m disso, o curta foi filmado em Juiz de Fora, cidade dos cinco integrantes da equipe. "Aqui foi onde nascemos, crescemos e nos formamos. Estes espa?os fazem parte do nosso mundo", completa.

Para retratar a natureza em contato com a cidade, al?m da presen?a dos cachorros, Urbe mostra a chuva, retratando "essa nuvem negra que est? sempre sobre Juiz de Fora", diz o cineasta.

Como o filme tem 15 minutos, a equipe procurou fazer imagens curtas, que dizem muito, afinal o n?mero de sentimentos que o cineasta quer mostrar ? grande. "Assim, ele est? sint?tico e n?o desenvolve muito". Mas, o tempo do filme est? relacionado ?s restri?es financeiras, j? que o or?amento ? muito pequeno. "O teto da Lei Murilo Mendes ? baixo para o cinema. T?nhamos R$ 22 mil e sem folga de or?amento, sem contar que acabamos colocando muito do nosso bolso".

Em fase final

"Urbe" j? foi filmado, montado, est? entrando na fase de tratamento das imagens, depois passa para a finaliza??o do som e, por ?ltimo, o transfer para 35mm. A previs?o ? que o filme fique pronto at? o meio do ano, mas o cineasta n?o sabe quando ele vai ser lan?ado.

O curta faz parte de uma trilogia. ? o terceiro filme, mas o que foi filmado primeiro, pois havia prazo por causa da lei de incentivo ? cultura. O primeiro ? o "Polis" e fala do desenvolvimento e do ritmo acelerado. O segundo ainda n?o tem nome, mas aborda os problemas que esse tipo de vida gera. Estes dois devem ficar prontos at? o in?cio de 2009 e a vontade de Marcos ? lan?ar todos eles juntos, mas acha que, por causa da Lei, deve haver o lan?amento de "Urbe" antes, o que tamb?m n?o est? confirmado.