Obras no anel viário do campus chegam é fase final

Por

Terça-feira, 14 de abril de 2020, atualizada às 12h40

Obras no anel viário do campus chegam à fase final

Da redação

As obras de recuperação do pavimento asfáltico do anel viário do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) estão em fase final de conclusão. O recapeamento terminou no final de março, quando foi totalmente liberado o tráfego de veículos. Depois foi feita a pintura da sinalização horizontal. Para que a intervenção seja concluída, resta apenas a colocação dos tachões (olhos de gato) no asfalto.

Os trabalhos tiveram início em 17 de fevereiro, com previsão de término entre 45 e 90 dias. Foi inserida em cima da pavimentação já existente uma capa de asfalto de espessura que varia entre 5 cm e 6 cm. O objetivo foi recuperar o asfalto trincado e proteger a base, construída há mais de 50 anos, onde já havia estabilidade, drenagem rápida no período de chuvas e pouca incidência de ondulações.

Com a diminuição do trânsito na Universidade, devido ao isolamento provocado pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19), e à pouca chuva que caiu no período, os trabalhos puderam ser acelerados. A previsão é de que as obras sejam concluídas até o final de abril, após a colocação dos tachões.

As atividades, executadas com recursos próprios da UFJF, são realizadas pela Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanização (Empav) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). Além disso, o trabalho vem tendo acompanhamento acadêmico, pela Faculdade de Engenharia, de um trecho experimental onde foi implantada uma manta geogrelha, para observação do aumento da vida útil do asfalto.