Ter?a-feira, 09 de setembro de 2008, atualizada ?s 11h47

Festival Primeiro Plano bate recorde de inscri?es e anuncia novidades para 2008. Pr?mio de R$ 5 mil para o vencedor

Marinella Souza
*Colabora??o

Ao todo, o Festival Primeiro Plano recebeu 210 inscritos, num recorde desde o seu lan?amento. Sendo 180 curta-metragens para a competitiva nacional e 30 para a competitiva regional. E os estudantes universit?rios, que gostam de produzir filmes, tiveram um motivo a mais para participar do Festival esse ano.

Segundo o coordenador de imprensa do Festival Primeiro Plano, Carlos Pernisa Jr., em 2008, um j?ri espec?fico foi escalado para avaliar produ?es desses jovens. "Foi criado um pr?mio especial para eles, e o diretor vai ter verba e equipamento para uma nova produ??o", explica. O Pr?mio Incentivo Primeiro Plano vai contemplar a melhor produ??o com R$ 5 mil, concedidos pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Essa ? apenas uma das novidades que o Festival apresenta este ano. Pernisa comenta que novas oficinas est?o sendo programadas, mas ainda n?o t?m nomes definidos. Al?m disso, o Festival vai prestar uma homenagem ao cineasta Jos? Santos. Morando em S?o Paulo, o cineasta se formou em Juiz de Fora. "Vamos apresentar a produ??o dele enquanto morou na cidade e ele vem para receber a homenagem", adianta.

O tema do Festival em 2008 ? Imagem entre n?s. O objetivo ? promover um debate sobre como a imagem cinematogr?fica serve para pensarmos nossa identidade cultural. O site com a nova programa??o do Festival foi lan?ado no dia 05 de setembro e contou com a presen?a do cineasta Walter Lima Jr., que apresentou Desafinados, seu ?ltimo longa, que j? est? em cartaz em algumas capitais do pa?s.

O Festival Primeiro Plano acontece de 27 de outubro at? o dia 02 de novembro de 2008.

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o Social da UFJF