Pessoas com 22 anos nascidas entre maio e agosto podem receber sua primeira dose de vacina contra o coronavírus nesta sexta-feira, dia 17. A campanha de imunização contra a Covid-19, realizada pela Secretária de Saúde (SS) da Prefeitura se Juiz de Fora (PJF), contempla, ainda, todas as pessoas com 23 anos ou mais, que podem buscar pela dose inicial no Sesc Juiz de Fora e Sport Club JF, das 8h às 16h em ambos os locais e nas UBSs do Bairro de Lourdes, Benfica, Nossa Senhora Aparecida, Nossa senhora das Graças, Santa Luzia, São Pedro, Vila Ideal, Milho Branco, Progresso, Santa Cecília e Bandeirantes das 8h às 11h e das 13h às 16h. 

Grávidas, puérperas (mulheres em pós-parto de até 45 dias) e lactantes (mulheres que amamentam e que estejam em até seis meses de pós-parto), todas com 18 anos ou mais, seguem podendo ser vacinadas no Sesc, no Sport e em 11 UBSs. Idosos com 60 anos ou mais, além destes nove locais, podem receber o imunizante também no Departamento de Saúde do Idoso (DSI), das 8h às 11h e das 13h às 16h. As segundas doses de Coronavac e de Pfizer seguem disponibilizadas normalmente, enquanto a aplicação de AstraZeneca foi suspensa pelo baixo número de doses enviadas do imunizante ao município nas últimas remessas.

Documentação Necessária para vacinação

A Secretaria de Saúde pede para as pessoas que vão se vacinar por idade levarem originais e cópias, de documento de identificação com foto - como documento de identidade (RG) ou carteira de motorista -, e comprovante de residência, que ficará retido no local de vacinação. Caso o comprovante de residência não esteja no nome de quem deseja ser vacinado, é necessário apresentar cópia do comprovante, do documento de identidade da pessoa que tem o nome no comprovante de residência e, ainda, a declaração de responsabilização, disponível no site da PJF.

Além destes documentos, as grávidas precisam levar o cartão do pré-natal, a carteira da gestante; as puérperas devem apresentar um documento que comprove o parto nos últimos 45 dias, como a certidão de nascimento do bebê ou atestado de alta hospitalar, e as lactantes em até seis meses de pós-parto, por sua vez, precisam levar um atestado médico como forma de comprovação de que amamenta e um documento que comprove que o seu parto ocorreu nos últimos seis meses, como a certidão de nascimento do bebê.

Fique atento

Quem se vacinou contra Influenza e tem direito de se vacinar também contra a Covid-19 deve esperar pelo menos 15 dias entre o momento que recebeu a dose do imunizante contra a gripe para poder ser vacinado contra a Covid-19. Para quem foi diagnosticado com Covid-19, é recomendado ao menos 30 dias de espera entre o começo dos sintomas ou teste positivo (no caso dos assintomáticos) para receber a vacina.

Aplicação de segundas doses de AstraZeneca foi interrompida

O município não possui, no momento, mais imunizantes da AstraZeneca para aplicação de segundas doses devido à falta de entregas das vacinas por parte do Ministério da Saúde (MS). Infelizmente, esse é um problema recorrente em todo o país, e diversas cidades também tiveram que suspender a aplicação da segunda dose da AstraZeneca por sofrerem com este desabastecimento desse imunizante.

Confira o calendário de imunização desta terça-feira:

Primeiras doses para pessoas de 22 anos nascidas entre maio e agosto ou idade superior:
Sesc e Sport das 8h às 16h em ambos os locais e em 11 UBSs, das 8h às 11h e das 13h às 16h.

Segundas doses de Coronavac ou Pfizer:
Sesc e Sport das 8h às 16h em ambos os locais e em 11 UBSs, das 8h às 11h e das 13h às 16h.

Endereços dos locais de vacinação:

Sesc Juiz de Fora
Rua Oswaldo Aranha, 109

Sport Club Juiz de Fora
Avenida Barão do Rio Branco, 1.303, no Centro

Endereços dos locais de vacinação:

Sesc Juiz de Fora
Rua Oswaldo Aranha, 109

Sport Club Juiz de Fora
Avenida Barão do Rio Branco, 1.303, no Centro

As UBSs que vacinam contra a Covid:
UBS Nossa Senhora de Lourdes , Rua Inácio Gama, 813;
UBS Benfica, Rua Guararapes , 106;
UBS Nossa Senhora Aparecida , Rua Nossa Senhora Aparecida, 775;
UBS Nossa Senhora das Graças , Rua Queluz, 72
UBS Santa Luzia , Rua Torreões , s/nº
UBS São Pedro , Rua João Lourenço Kelmer , 1.433;
UBS Vila Ideal , Avenida Francisco Valadares , 1.910
UBS Milho Branco, Rua Nicolau Schuery , s/nº
UBS Progresso, Rua Jorge Knopp , nº 119
UBS Santa Cecília, Rua Gabriel Rodrigues , nº 900
UBS Bandeirantes, Rua Laurindo Nocelli , nº 100

ACESSA.com - Confira a vacina??o contra Covid-19 nesta ter?a-feira