Terça-feira, 21 de agosto de 2012, atualizada às 18h

Apae dá início à Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Nathália Carvalho
Repórter
Semana da pessoa com deficiência

Com o tema Em busca de igualdade. Estamos aqui!, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla teve início nesta terça-feira, 21 de agosto, em todo o Brasil. Em Juiz de Fora, a abertura oficial ocorreu no pátio da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae-JF), com palestras para pais e responsáveis sobre o mercado de trabalho como forma de inclusão. Organizado pela Federação Nacional das Apaes, o evento ocorre até o próximo dia 28.

"É uma Semana que já existe há muitos anos e é extremamente importante para nós, que estamos à frente deste trabalho", destaca a assistente social da Apae, Jaine Guelber Damasceno. Ela explica que a unidade necessita de doações para sobreviver e é por meio das ações de divulgação que a ajuda é reforçada. "É interessante que quem ainda não conheça a entidade, participe e faça parcerias."

Jaine explica que o nome da Semana mudou este ano porque, antes, o evento era associado ao conceito de deficiência apenas, o que restringia os vários tipos de casos excepcionais existentes. "Trabalhamos desde o deficiente mental, como os portadores de síndrome de Down, até o deficiente físico, como as crianças que tem paralisia motora. A palavra múltipla explica melhor os tipos de necessidades especiais existentes."

Programação

Nesta quarta-feira, 22, haverá o início da campanha Conhecer para ajudar, direcionada para captação de recursos para a manutenção dos projetos da Apae. Na quinta, 23, haverá a Rua de Lazer e palestras e, na sexta, 24, é a vez do forró dos alunos. Já na próxima semana, a segunda-feira, 27, começa com palestras sobre saúde bucal, seguida de show na terça, 28, e desfile dos alunos na quarta, 29.

Ajuda

A Apae cuida, atualmente, de cerca de 530 pacientes, incluindo os que ficam na escola, filiada à Superintendência Regional de Ensino de Minas, e, ainda, os que fazem apenas a terapia e estudam em escola regular. Para ajudar, basta comparecer à sede da Apae em Juiz de Fora, localizada na rua Custódio Tristão 2, bairro Santa Terezinha. O contato pode ser feito por meio do telefone (32) 3224-6850 ou pelo site da insituição.

Os textos são revisados por Mariana Benicá

ACESSA.com - Apae d? in?cio a Semana Nacional da Pessoa com Defici?ncia