A Polícia Federal prendeu nesta terça-feira, 28, em Juiz de Fora um dos maiores traficantes da Zona da Mata.

A Força Tarefa de Segurança Pública – FTSP - coordenada pela Polícia Federal e composta pelas polícias Militar, Civil e Penal, deflagrou na manhã desta terça a Operação Terceiro para desmantelar organização criminosa dedicada ao tráfico de drogas e precursores químicos e a lavagem de dinheiro decorrente destes ilícitos.

A operação se iniciou com a descoberta de um esquema de corrupção no qual o alvo principal, por meio de seu advogado, corrompeu equipe policial que havia flagrado um de seus laboratórios de processamento de drogas instalado na cidade de Ribeirão da Neves/MG.

As investigações revelaram o pagamento de suborno de mais de meio milhão de reais para a soltura de um comparsa e a devolução da carga apreendida.

Também foi descoberto que a organização criminosa negociou produtos químicos suficientes para produção de duas toneladas de cocaína e o registro de movimentações patrimoniais e financeiras de cerca de dezenove milhões e trezentos mil reais num período de 10 meses.

A Justiça expediu 3 mandados de prisão preventiva, 1 mandado de prisão temporária, 12 mandados de busca e apreensão, além de determinar o bloqueio de valores em 20 contas bancárias de investigados e envolvidos, o sequestro de 1 imóvel de alto padrão e o de diversos veículos envolvidos na lavagem de dinheiro.

Os mandados judiciais estão sendo cumpridos simultaneamente nos municípios mineiros de Belo Horizonte, Esmeraldas, Ribeirão das Neves e em Juiz de Fora, onde fica a base operacional da Organização Criminosa. Foram empenhados 78 policiais na ação, sendo 60 Policiais Federais e 16 Policiais Militares.

O nome da operação, TERCEIRO, está relacionado ao chefe da organização criminosa, cujo significado do nome é “terceiro filho”. Os presos ficarão à disposição da justiça e responderão pelos crimes de tráfico de drogas, corrupção ativa, e lavagem de dinheiro. Se condenados, poderão cumprir até 37 anos de reclusão além de multa.

Fonte e foto: Polícia Federal

ACESSA.com - PF prende um dos maiores traficantes da Zona da Mata em Juiz de Fora