Associa??o dos Cegos de Juiz de Fora Entidade d? oportunidade e respeito a pessoas com defici?ncia
visual para promover reinser??o social


Thiago Werneck
Colabora??o
02/08/07

"Em Juiz de Fora cego n?o pede esmola". ? este o lema da Associa??o dos Cegos de Juiz de Fora que desde 1939 busca a inclus?o dos cegos. As pessoas com algum tipo de defici?ncia visual aprendem a se locomover nas ruas da cidade, a usar banheiro, sala e cozinha, a ler e escrever em braile, t?m consultas gratuitas com oftalmologistas, aprendem a fazer artesanatos, cursar inform?tica e tamb?m ganham apoio para fazer curso superior e ingressar no mercado de trabalho.

A maior conquista dos cegos ? a independ?ncia. Para o deficiente visual Jos? Luiz Souza Silva uma oportunidade ?nica na vida. "A associa??o foi essencial para mim, porque, gra?as ao trabalho dela, poderei ter uma profiss?o", conta. Jos? j? faz sua monografia de conclus?o do curso de hist?ria, em uma Universidade de Juiz de Fora e deve se formar em dezembro.

A realiza??o do sonho s? foi poss?vel gra?as a um projeto da entidade. As faculdades enviam os livros e textos para associa??o, que imprime todo material em braile, atrav?s de duas impressoras especiais, doadas para institui??o, cada uma no valor aproximado de R$ 26 mil. Quando isso n?o ? feito, professores volunt?rios gravam os livros ou textos em uma fita cassete e os alunos podem acompanhar as aulas atrav?s dela.

Portadora de defici?ncia visual fazendo aula de braile portador de defici?ncia visual corre em uma psita atletismo foto do local onde os portadores de defici?ncia visual praticam AVD

Atualmente, a Associa??o dos Cegos est? com dez pessoas com defici?ncia visual inseridas nesse projeto. O n?mero s? n?o ? maior por dificuldades financeiras, mas, como explica o presidente da Institui??o, Lucas Diniz Chaves esse ? o foco da Associa??o. "Eles s?o todos pessoas normais e merecem essa oportunidade. Assim que estivermos com a situa??o financeira em dia, voltaremos boa parte dos nossos recursos para essa ?rea. Eles t?m que se formar e passar em concurso p?blico. Essa ? a melhor alternativa para se reinserirem no mercado", destaca.

Outra oportunidade aparece atrav?s do projeto Vis?o no Esporte. A institui??o oferece treinamentos em atletismo (foto acima), goolball, dan?a e estimula??o para os cegos. Alguns desses atletas j? participaram das Corridas R?sticas de Juiz de Fora e j? at? faturaram suas medalhas.

Outras atividades

Para as aulas de Atividades de Vida Di?rias (AVD) n?o h? limites de vagas. Os interessados devem procurar a entidade e se inscrever para o curso que acontece em um cen?rio (foto acima) de sala, cozinha e banheiro montado dentro da institui??o. "Esse ? o primeiro passo para torn?-los independentes. ? nesse momento que eles aprendem a tomar banho sozinho, a fazer algo para comer e a se virar dentro de casa", relata Lucas.

Foto do Carlos Pereira N?o h? limite de vagas tamb?m para as aulas de artesanato. J? para ser alfabetizado no braile (foto acima, ? esquerda) e aprender a se locomover nas ruas da cidade, os interessados devem colocar o nome na lista. Isso acontece porque, ao contr?rio do AVD e artesanato, as aulas s?o individuais e demandam mais professores. Mesmo assim, o servi?o ? gratuito.

Al?m desses trabalhos oferecidos para toda a comunidade, a Associa??o tem um um dormit?rio masculino e um feminino, que abrigam 32 deficientes visuais. Segundo o presidente, se os recursos fossem maiores esse n?mero poderia subir para quase 60. O cegos que vivem na entidade, geralmente s?o de cidades menores que n?o oferecem estrutura, ou com alguma doen?a mental quando a fam?lia n?o tem condi?es de cuidar.

Para Carlos Alberto Pereira (foto acima), de 32 anos, uma chance de ganhar respeito e ser feliz. "Para mim a Associa??o ? tudo. Aqui passei a ser respeitado, conquistei diversos amigos, posso estudar. L? fora a discrimina??o ? muito grande", destaca. At? uma banda ele montou. ? a banda Nova Vis?o, na qual ele ? vocalista e canta "muita m?sica sertaneja. J? tocamos em festa junina, na pra?a Ant?nio Carlos, fizemos v?rios shows", se alegra Carlos.

Foto do dormit?rio da Associa??o dos Cegos JF foto de um aparelho da cl?nica da Associa??o dos Cegos JF foto da oficina de artesanato da Associa??o dos Cegos JF

Eles t?m ainda assist?ncia m?dica e fonoaudi?loga, consultas oftalmol?gicas e ?culos gratuitos com os aparatos da Associa??o. Na sede da Institui??o h? uma cl?nica de olhos que faz 80% dos atendimentos atrav?s do SUS, as consultas particulares e por plano de sa?de s?o uma das formas de ter renda. Os que vivem no dormit?rio t?m prefer?ncia no atendimento. Mas toda comunidade faz consultas, no papel de preven??o ? cegueira tamb?m desenvolvido na Institui??o (confira v?deo acima).

H? tamb?m uma ?tica aberta ao p?blico na institui??o. Os pacientes que v?o a cl?nica (foto acima, ao centro) atrav?s do Sistema ?nico de Sa?de e n?o t?m condi?es de pagar pelos ?culos recebem arma??o gratuita. O espa?o tamb?m ? utilizado como fonte de renda da entidade.

Glaucoma

Poucos sabem, mas seguindo a linha de prevenir, a Associa??o dos Cegos de Juiz de Fora ? Centro de Refer?ncia de combate ao glaucoma. A doen?a que aumenta a press?o nos olhos pode causar a cegueira e n?o tem cura. A ?nica forma de evitar maiores problemas ? utilizar um col?rio que dura pouco mais de um m?s e chega a custar R$ 120.

Um tratamento caro e que, segundo Lucas, sai de gra?a atrav?s da Associa??o. "Sendo centro de refer?ncia de glaucoma, recebemos do Minist?rio da Sa?de, todos os meses, a quantidade de col?rio que for necess?ria para atender a demanda em Juiz de Fora. Um ganho de extrema import?ncia para a cidade e que poucas pessoas conhecem", completa.

O espa?o

foto da Associa??o dos Cegos JF vista do lado de fora Chegando na Associa??o voc? vai encontrar uma entrada pequena, voltada para um corredor comprido. O que quase ningu?m imagina ? que nessa sede h? seis andares no pr?dio principal e outros quatro andares em um segundo pavimento. Al?m disso, nos fundos uma piscina j? foi constru?da e uma pequena academia de gin?stica tamb?m est? sendo implantada.

Todo o espa?o j? est? ocupado pelas atividades da Associa??o. O objetivo ? transferir a ?tica do segundo andar, para o t?rreo, em uma loja que tem porta para Avenida dos Andradas. "Assim damos mais visibilidade e podemos ter mais renda, aumentando a venda de ?culos. E ainda ganhamos espa?o para ampliar os trabalhos, quartos e aparelhos da nossa cl?nica", completa Lucas.

Localiza??o
A Associa??o do Cegos fica na Avenida dos Andradas, 455 e fica aberto de 8h ?s 17h. O telefone para informa?es ? (32) 3213-3000.

*Thiago Werneck ? estudante de jornalismo da UFJF