Juiz de Fora - MG

Vacinação ocorre no Centro de Vigilância em Saúde neste sábado

Público das duas campanhas receberá os imunizantes das 8h às 13h

por Redação - 01/07/2022


Todos os indivíduos com idades a partir dos seus meses de idade estão aptos a receber a vacina contra o vírus Influenza e podem comparecer ao  Centro de Vigilância em Saúde, localizado na Av. Dos Andradas, 523, no Centro, neste sábado, 2, das 8h às 13h.

No mesmo espaço será aplicada a vacina contra a Covid-19, inclusive, doses dos dois imunizantes podem ser tomadas simultaneamente, com exceção das das crianças menores de 12 anos, que não podem tomar as doses contra a Covid e outras vacinas no mesmo momento, devendo esperar um intervalo de 15 dias. O município concentra esforços para vacinar com a quarta dose apenas pessoas com imunossupressão, ou que tenham 40 anos ou mais de idade, além de profissionais de saúde com 18 anos ou mais. 

A orientação da Secretaria de Saúde é a de que  todos aqueles que receberam a 2ª dose há pelo menos quatro meses procurem um posto de vacinação para aumentar sua proteção contra o vírus. Segundo a pasta, as segundas doses dos imunizantes AstraZeneca, Coronavac, Janssen e Pfizer, além das vacinas de reforço, são disponibilizadas de forma contínua. A 2ª dose da Janssen é destinada a todas as pessoas que receberam a primeira dose desse imunizante há dois meses ou data anterior.  Já o intervalo entre 1ª e 2ª aplicação da AstraZeneca é de oito semanas; da Coronavac é de 28 dias; e da Pfizer, de 21 dias. O intervalo da 2ª dose para a aplicação da vacina de reforço é de quatro meses. 

No momento, as doses de reforço, ou terceiras doses, para o público geral são destinadas apenas para os maiores de 12 anos. Não há recomendação de reforço para as crianças, com idades entre 5 e 11 anos, que recebem apenas duas doses contra o coronavírus. A dose de reforço só é recomendada para esse público, caso as pessoas sejam imunossuprimidas.

No caso das pessoas com idades entre 18 e 39 anos, que receberam a primeira dose e o reforço do imunizante Janssen, poderão tomar o segundo reforço quatro meses após o primeiro. Já para pessoas com 40 anos ou mais de idade, o segundo reforço é indicado quatro meses após o recebimento do primeiro, além da aplicação de um terceiro reforço do imunizante da Janssen, quatro meses após a aplicação do segundo.

Aqueles que forem receber a primeira dose da vacina devem apresentar originais e cópias de documento de identificação com foto (como documento de identidade (RG) ou carteira de motorista) e o CPF, caso o número do mesmo não conste na identidade, além da ficha de vacinação impressa e preenchida. Os pré-adolescentes e adolescentes que não tiverem o documento de identidade, podem apresentar a certidão de nascimento. A ficha de vacinação, com o modelo disponibilizado no site da Prefeitura deve ser levado, impresso e preenchido por todas as pessoas que serão vacinadas. 

 As pessoas que vão receber a segunda dose ou o reforço precisam apresentar apenas a ficha de vacinação, o cartão de vacina e um documento de identificação com foto, enquanto os imunossuprimidos, além destes documentos, devem apresentar um laudo ou atestado médico datado de, no máximo, 12 meses, comprovando a condição. Este público pode buscar pela dose de reforço a partir de 28 dias do recebimento da 2ª dose. Não é necessária a apresentação de comprovante de residência.Para se imunizar, o profissional de saúde deve levar declaração e/ou comprovante (contracheque, carteira de trabalho) de vínculo profissional.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.