Os estudantes podem conferir o edital do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism), que foi divulgado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) nesta segunda-feira (4). Ao todo, a instituição oferece 2.263 vagas para 75 cursos de graduação, sendo que 1.903 delas são para o campus Juiz de Fora e 360 para Governador Valadares. As vagas são distribuídas de acordo com o sistema de cotas e podem ter entrada no primeiro e/ou no segundo semestre de 2023.

O início das inscrições para os módulos I (triênio 2022-2024), II (triênio 2021-2023) e III (triênio 2020-2023) devem ser feitas a partir do dia 18 de julho, às 15h, e seguem até o dia 22 de agosto de 2022, às 18h  exclusivamente on-line, na Área do Candidato.As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de dezembro de 2022 para os candidatos de todos os módulos, nas cidades de Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé, Petrópolis e Volta Redonda. As informações sobre o processo seletivo podem ser acessadas no edital.

Para se inscrever, o estudante precisa acessar a Área do Candidato, fazer o cadastro e imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU), referente à taxa no valor de R$ 150. O pagamento deve ser feito até as 18h do dia 9 de setembro, exclusivamente pelo Banco do Brasil, respeitados os horários de compensação bancária. Além das inscrições, todo o processo de solicitação de isenção, atendimento especializado e nome social deve ser feito on-line. Segundo a UFJF, o formulário de inscrição eletrônico possibilita o anexo de documentos digitalizados necessários para esses tipos de requisição, como comprovações de baixa renda, laudos médicos e atestado de confissão religiosa (no caso de sabatistas).

Para solicitar a isenção da taxa de inscrição, os interessados devem fazer a requisição que deve ser realizada entre os dias 18 e 27 de julho. Nesse caso, os pedidos podem ser feitos de duas formas: via CadÚnico, informando o Número de Identificação Social (NIS); ou pelos critérios da Lei 12.799/2013, desde que o candidato possua renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e que tenha cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública ou recebido bolsa integral em escola da rede privada.

Neste ano, ainda de acordo com a UFJF, o Conselho Superior (Consu) da unidade suspendeu a oferta de vagas para ingresso no curso de Odontologia do campus avançado de Governador Valadares para reduzir o represamento de turmas que precisam passar por disciplinas práticas em decorrência da pandemia.

Atendimento especial

Os candidatos que necessitam de atendimento especial para realizar as provas também devem fazer o pedido no momento da inscrição, anexando documentos digitalizados que comprovem a necessidade. Pessoas com deficiência devem anexar à inscrição cópias digitalizadas do laudo médico e demais documentos comprobatórios.

Candidatos que se sentirem impedidos de fazer a prova no sábado, por motivos religiosos, devem anexar cópia digital de atestado comprobatório da confissão religiosa, emitido pelo representante qualificado de sua comunidade religiosa.

O prazo para solicitação do atendimento especial também vai do dia 18 de julho, a partir das 15h, até  22 de agosto, às 18h.

Provas

O comprovante definitivo de inscrição deve ser acessado e impresso pelos próprios candidatos a partir de  8 de novembro de 2022 até somente as 12h do último dia de provas. A UFJF não enviará o documento pelos Correios, nem o entregará pessoalmente. Os candidatos ao curso de Música devem fazer provas de habilidade específica de maneira remota, por meio do envio de vídeos. A divulgação dos trechos musicais está marcada para o dia 31 de agosto, a partir das 15h. Os candidatos devem enviar as provas entre os dias 9 e 16 de setembro, seguindo instruções do edital.

A data de divulgação das notas das provas do Módulo III do Pism é 19 de janeiro de 2023. O resultado final, após a interposição e análise dos recursos, está marcado para o dia 2 de fevereiro. As notas das provas dos Módulos I e II devem ser divulgadas no dia 14 de março de 2023, sendo o resultado final publicado em 23 de março de 2023.

ACESSA.com - UFJF publica edital do Pism para 2023