Festival Nacional de Teatro de Juiz de Fora terá 24 espetáculos

Evento, que ocorre de 1º a 9 de setembro, contará com Mostra Competitiva, oficinas e espetáculos convidados


Da Redação
30/8/2012
Espetáculo

A sexta edição do Festival Nacional de Teatro de Juiz de Fora começa neste sábado, 1º de setembro. A maratona cultural segue até o próximo dia 9, totalizando 24 apresentações, sendo sete espetáculos convidados, 15 na Mostra Competitiva e dois no Circuito Off. De acordo com a assessoria da Fundação Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), o público poderá conferir artistas de Juiz de Fora e de outros dez municípios de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. A programação também inclui cinco oficinas gratuitas, uma intervenção urbana e a 6ª Mostra de Curtas Performances do Espaço Mezcla.

Os espetáculos a céu aberto têm participação liberada. Já o acesso às montagens em locais fechados ocorre mediante ingresso, que deve ser trocado por um livro de literatura em bom estado. O ponto de trocas funciona no térreo da Funalfa, localizado na avenida Rio Branco, nº 2.234, no Parque Halfeld, no Centro.

Mostra Competitiva

A assessoria da Funalfa informou também que na Mostra Competitiva foram recebidas 66 inscrições de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Maranhão e Ceará. As 15 montagens selecionadas para a competição vão disputar troféus, nas categorias adulto e infantil, para os seguintes itens: melhor espetáculo, direção, ator, atriz, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, cenário, figurino, júri popular, iluminação e trilha sonora. Na quarta-feira, 5, serão apresentados os espetáculos A farsa do advogado Pathelin, Filemon – Rodrigo Vrech – Espaço Diversão & Arte e A igreja do Diabo. No dia 6 de setembro,o público poderá conferir os espetáculos Ubu Rei, Parô! Palhaçada, A nova roupa do imperador ou tecendo vento e Ó o sol. Já os espetáculos Direções do céu, O conto da ilha desconhecida, O misterioso fim de Pâmela Sanches e Orlando!, serão apresentados na sexta-feira, 7. O último da Mostra Competitiva irá apresentar as peças Errar é Umano, Os mendigos e o pato do imperador, O juiz de paz e A carroça dos desejos.

Oficinas

As inscrições para as seis oficinas oferecidas durante 6º Festival Nacional de Teatro de Juiz de Fora já estão abertas. As vagas são limitadas e os interessados devem se inscrever até esta sexta-feira, 31, das 9h às 12h e das 14h às 17h, no setor de expediente da Funalfa. As opções são Contação de história, Poesia cênica, O ator-narrador: uma abordagem representativa para a construção da cena teatral, Com o pé no picadeiro e Corpo, estado e criação no jogo do palhaço.

Abertura

A abertura oficial da maior mostra de artes cênicas da região será no sábado, 1° de setembro, com o espetáculo Homens, da Vira Produções Culturais, do Rio de Janeiro, às 20h, no Cine-Theatro Central. A peça é baseada em contos e correspondências do escritor Caio Fernando Abreu. O espetáculo apresenta diversos pontos de vista sobre o universo masculino. Com um olhar passional, contemporâneo e, por vezes, cômico, oito atores se revezam nos papéis dando vida às histórias do autor e revelando a constante busca do ser humano pelo outro, que, muitas vezes, pode ser a busca por si mesmo.

Descobertas e ritos de passagem que remetem às experiências masculinas, jogam os personagens diante de portas que necessitam ser abertas, e, se abertas, precisam ser atravessadas. Os personagens vivem a angústia de cruzar ou não esses portais e lidar com as novas possibilidades. Através da lente de aumento para o lado efêmero do cotidiano, o espetáculo aponta saídas, esperanças e reflexões para um novo momento do ser humano. A montagem, que conta com dramaturgia e direção de Delson Antunes, procura recriar no teatro a linguagem ambígua e fragmentada, poética e minimalista de Caio Fernando de Abreu.

Os textos são revisados por Mariana Benicá

ACESSA.com - Festival Nacional de Teatro de Juiz de Fora ter? 24 espet?culos