Juiz de Fora - MG

ENQUETE: Você acha que a urna eletrônica é segura contra manipulação de resultado?

por Redação - 21/07/2022


Nesta semana, o principal assunto em debate foi a reativação das discussões sobre a segurança do sistema eletrônica de votação. O tema voltou a ser discutido depois que o presidente Jair Bolsonaro (PL) repetiu teorias da conspiração sobre urnas eletrônicas, desacreditou o sistema eleitoral e atacou ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) durante encontro na última segunda-feira (18) com dezenas de embaixadores estrangeiros no Palácio do Planalto, em Brasília. Ele concentrou suas críticas nos ministros Alexandre de Moraes, Edson Fachin e Luís Roberto Barroso. Para Bolsonaro, o grupo quer trazer instabilidade ao país. Para os próprios embaixadores ouvidos pela reportagem da Folha de SP esta seria uma "tática trumpista" para desviar o foco ou mesmo para preparar o terreno para o questionamento das eleições.

Na quarta (20), a Intelis (União dos Profissionais de Inteligência de Estado da Abin) afirmou, através de nota, que confia na segurança do sistema eletrônica de votação. "A Intelis manifesta sua confiança na lisura do processo eleitoral brasileiro. Destaca que não há qualquer registro de fraude nas urnas eletrônicas desde a implantação do atual sistema, 26 anos atrás."

Os servidores da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) destacam que têm prestado apoio técnico ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para a implantação de sistemas e dispositivos criptográficos, para garantir a inviolabilidade do sistema de votação.

Devido aos debates desta semana, a ACESSA.com abriu sua enquete para saber qual a sua opinião a respeito do assunto.

Vote e deixe seu posicionamento nos comentários:


Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.