Foi sancionada no dia 28 de julho a Lei nº14.488, que institui a obrigatoriedade de notificação de indícios de maus-tratos aos animais atendidos no município. De acordo com a Lei, devem ser informadas às autoridades policiais e/ ou órgãos municipais competentes violações dos direitos dos animais determinados pela Lei Federal nº 9.605.
O texto da Lei, de autoria da vereadora Kátia Franco Protetora (Rede), reforça que a comunicação deve ser imediata, caso a ocorrência esteja em andamento e a celeridade possa contribuir para a interrupção do delito e preservação da integridade do animal. Estabelece, ainda o prazo de até 24 horas para que a comunicação da violação ocorra. O dispositivo ainda prevê que a notificação deverá conter dados que permitam a caracterização do animal e do local em que ele possa ser localizado. informações que permitam identificar os autores da agressão e materialidade do caso e qualificação dos tutores ou responsáveis pela guarda.
Os estabelecimentos em que os animais recebem cuidados terão que fixar em suas dependências informações sobre a Lei. Caso ocorra descumprimento das obrigações, o local poderá ser multado em até R$5 mil, valor que pode ser aplicado em dobro, diante de reincidência. A multa será atualizada pela variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), acumulado no exercício anterior, sendo que, no caso de extinção deste índice, será adotado outro índice criado por legislação federal que reflita a perda do poder aquisitivo da moeda.
Os valores arrecadados com as multas serão revertidos ao Fundo Municipal de Proteção dos Animais (FUNPAN).
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!