Tiradentes abre calendário de festivais cinematogr?ficos nacionais

Por

Quinta-feira, 22 de janeiro de 2009, atualizada ?s 17 h

Tiradentes abre calend?rio de festivais cinematogr?ficos nacionais


Daniele Gruppi
Rep?rter
Madalena Fernandes
Revis?o

A 12? edi??o da Mostra de Cinema de Tiradentes vai abrir nesta sexta-feira, dia 23 de janeiro, o calend?rio de festivais cinematogr?ficos nacionais, exibindo produ?es em longa, curta, v?deo, pr?-estreias, retrospectivas e homenagens. Ser?o nove dias de programa??o intensa e gratuita, que v?o transformar o cen?rio barroco da cidade mineira.

Al?m da exibi??o di?ria de filmes, fazem parte da programa??o debates, apresenta?es teatrais nas ruas, exposi?es e oficinas. A Mostra de Cinema, que tem como objetivo promover o interc?mbio de ideias e reflex?es, prop?e a discuss?o do tema O Personagem e Seu Lugar.

Apostando na renova??o e no talento da nova gera??o do cinema brasileiro, o homenageado da vez ser? o cineasta Jos? Eduardo Belmonte. Ele ? respons?vel pela produ??o de quatro longas nos ?ltimos seis anos.

A homenagem ocorre na abertura do evento, no dia 23, ?s 21 h, no Cine-Tenda. Ser? exibida a pr?-estreia nacional do filme Se Nada Mais Der Certo. O p?blico poder? conferir tamb?m os filmes Subterr?neos (dia 24 de janeiro, ?s 18 h, no Cine-Tenda) e A Concep??o (dia 25 de janeiro, ?s 18 h, no Cine-Tenda).

Alguns dos destaques da programa??o s?o as pr?-estreias nacionais de A festa da menina morta, de Matheus Nachtergaele, de Tit?s - a vida at? parece uma festa, de Branco Mello e Oscar Rodrigues Alves, e do document?rio Estrada Real da Cacha?a, de Pedro Urano.