Câmara inicia obras para construção de rampa para pessoas com necessidades especiais

Por

Quarta-feira, 21 de julho de 2010, atualizada às 16h24

Câmara inicia obras para construção de rampa para pessoas com necessidades especiais

Clecius Campos
Repórter

As pessoas com necessidades especiais poderão finalmente entrar pela porta da frente da Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF). As obras para a construção de uma rampa na fachada do edifício foram iniciadas nesta quarta-feira, 21 de julho. Parte da escadaria está isolada para a preparação do canteiro (foto ao lado). A obra deve durar 90 dias.

De acordo com a diretora administrativa da Câmara, Rafaela Medina Cury, o objetivo é permitir acessibilidade a todas as pessoas com necessidades especiais. "Cadeirantes, cidadãos com dificuldade de locomoção e idosos serão beneficiados. Não só a população com alguma limitação poderá usufruir da rampa. Ela vai ajudar também as pessoas com carrinho de bebê ou acidentados que tenham dificuldade de andar." Atualmente, a entrada de pessoas com necessidades especiais é feita pelo estacionamento da Casa.

Antes de colocar o projeto em prática, a construção da rampa foi discutida com o Conselho Municipal de Pessoas Portadoras de Deficiência. O plano seguiu especificações da norma NBR 9050/2004 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que versa sobre as regras de acessibilidade. Além da inclinação perfeita, o caminho contará com uma sinalização de solo para deficientes visuais.

De acordo com o presidente da Comissão Permanente de Licitação (CPL) da Câmara, Mariano Augusto Miranda, o orçamento da obra é de R$ 126.068,96. A construtora Erle-G Ltda venceu a Tomada de Preços 02/2010 para executar a construção.