V?deo retrata uma das principais avenidas da cidade

Por

Vídeo retrata uma das principais avenidas da cidade A obra, de Fernando Lima, mostra a avenida Independência e foi a vencedora do concurso Revivendo Carriço, promovido pela Funalfa

Aline Furtado
Repórter
15/9/2009

"Minha intenção era estabelecer um diálogo entre a obra de João Carriço e a minha produção". É assim que Fernando Souza Lima Araújo explica o processo de produção do vídeo Atualidades, Avenida Independência, 24.07.2009, vencedor do concurso Revivendo Carriço, promovido recentemente pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa).

De acordo com o videomaker, ele não tinha informações sobre a vida e a obra de João Carriço antes de se inscrever no concurso. "Quando fiquei sabendo do Revivendo Carriço, assisti a alguns vídeos e li a biografia, a fim de verificar o que poderia explorar."

Para o Fernando, uma característica de registro nas produções de Carriço é a criação de narrativas sem começo, meio e fim. "Com uma estética muito bem apurada, o cineasta descobria situações de forma interessante."

Ele conta que tentou produzir o vídeo tendo como personagem algum político, como foi feito por Carriço, que registrou a chegada de Getúlio Vargas à Juiz de Fora. Mas a ideia foi abandonada, quando optou por abordar atualidades. "Trabalhar com atualidades traz à tona questões referentes à evolução daquela época retratada por Carriço até os dias de hoje. Isso pode provocar reflexões sobre as mudanças da cidade."

O vídeo vencedor do concurso retrata uma das grandes avenidas da cidade, a Independência, mostrando o trabalho de um malabarista no semáforo (foto acima) e a movimentação de veículos e pedestres.

Fernando, que foi responsável por todo o trabalho de produção, captação de imagens e edição, destaca que o vídeo faz sentido dentro do contexto do concurso. "Ele traz uma observação sobre a avenida por meio de planos curtos. As imagens foram captadas em uma tarde no local."

Pela escolha do vídeo, o videomaker receberá o valor de R$ 1,5 mil. "O prêmio serve como estímulo para que eu produza mais. Ser reconhecido pelo meu trabalho facilita a aprovação de novos projetos."

O autor de Atualidades, Avenida Independência, 24.07.2009 é mineiro de Belo Horizonte, e morou em Juiz de Fora durante a adolescência e a juventude. Graduou-se, em 2008, em cinema e jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio).

Outras premiações

No concurso, Fernando recebeu, ainda, Menção Honrosa pelo vídeo Columbófilos de Juiz de o objetivo de destacar o cinquentenário de morte de João Carriço, incentivar a produção de novos videomakers em Juiz de Fora e promover a mostra “Cotidianos da Cidade”,

Últimas Notícias