• Assinantes
  • Cidade
    Raul Salles Raul Salles 10/09/2013

    Festa Fun House será em novembro

    narcisaJuiz de Fora terá no dia 2 de novembro mais uma edição da festa eletrônica Fun House, que reúne centenas de jovens em rimo frenético. A última aconteceu no Hotel Green Hill, em agosto, e contou com a presença da socialite carioca Narcisa Tamborindeguy - que tem fama de festeira. Os Vjs Fábio Carvalho e Matheus Engenheiro estarão novamente à frente do evento.

    A flor e o Kubu

    O informativo crítico KUBU tem gerado opiniões diversas no calçadão da Halfeld nas manhãs de sábado. Quem está por traz do "pasquim" é a jornalista Margarida Oliveira (ou Margarida Bananeira) de 57 anos, moradora do bairro Poço Rico. Fui ao encontro de Margarida em sua residência, um sobrado construído pela antiga Companhia Pantaleone Arcuri.

    O jeito suave e pausado de falar da jornalista não demonstra nenhuma semelhança com o estilo sarcástico do KUBU. A anfitriã me explicou que o primeiro nome cogitado para o informativo foi Carcará. O nome foi abandonado porque ela achou muito forte: "carcará é uma ave que pega, mata e come. Não queria passar uma ideia de violência", ressaltou Margarida.

    Gavião

    O nome KUBU veio das lembranças da infância em Alto Rio Doce (159 km de Juiz de Fora), cidade da Zona da Mata, integrante da microrregião de Viçosa. Kubu seria um bolo "mal-arranjado", comum do meio rural, que tem como ingredientes várias sobras de alimentos. "O informativo teria que ter essa característica de uma miscelânea, de uma mistura de várias coisas sem uma preocupação estética", explicou a jornalista.

    Margarida fez questão de dizer que sempre foi questionadora. Ex-aluna do tradicional colégio Santos Anjos (Juiz de Fora), era motivo de atenção redobrada das professoras: "preocupadas com meu futuro, pois eu era muito inquieta, as irmãs me arrumaram uma bolsa de estudos na Casa de Itália para ocupar meu tempo. Mais tarde lecionei na mesma Casa de Itália por 13 anos. Tenho orgulho de ter sido aluna de Íris Maestrini", registrou.

    arte

    Depois de se formar em jornalismo pela UFJF, mudou-se para Itália (terra da mãe Valentina delGaudio, natural de Palermo), onde morou por dez anos e ainda reside uma de suas duas filhas. Margarida frisou que o objetivo do KUBU é "despertar a comunidade" para a acomodação reinante e a inércia dos políticos diante dos problemas. Ainda segundo Margarida, a mídia tradicional seria cúmplice do estado de apatia e ausência de visão crítica. Mas nem tudo é crítica... A mentora do KUBU fez questão de relatar sua admiração pelo ex-prefeito Mello Reis (1977/1981): "foi um homem de visão e nada populista", meloreiscompletou.

    A jornalista ressaltou que não trabalha sozinha. É cercada por uma equipe de jovens, que ela classifica de destemidos, que agora estão colaborando com dois novos projetos: uma rádio web, denominada Mesa de Ataque e uma campanha popular intitulada Lute por Juiz de Fora.

    Finalmente Margarida Oliveira confessou que muitas pessoas com quem convive a classificam de corajosa e a advertem para possíveis inimizades. "Eu acredito que a maior coragem é dos anunciantes", concluiu a jornalista.

    O site do KUBU tem recebido uma média de 300 acessos diários. Infelizmente esta coluna não conseguiu uma foto da jornalista.

    Conclave tucano

    Duas coisas que o retorno do ex-prefeito de Belo Horizonte Pimenta da Veiga já conseguiu: manter o PSDB nas manfernandochetes da capital por mais tempo que a oposição e dificultar os prognósticos dos analistas da área. Além da exposição natural do governador tucano Antônio Anastasia, a "indecisão" no campo governista esquentou os noticiários. Como a candidatura do ministro Fernando Pimentel (PT) já é considerada certa, não tem produzido fatos novos. A decisão sobre o vice do PT só sairá na última hora e deverá contemplar o PMDB.

    pimentaCom a chegada de Pimenta da Veiga, agora são cinco os pré-candidatos que agitam as articulações para o palácio Tiradentes: Alberto Pinto Coelho (PP), vice-governador; Dinis Pinheiro (PSDB), presidente da Assembleia; Marcus Pestana, deputado federal e presidente do PSDB mineiro; e Vanessa Vilhena, Secretária de Estado de Planejamento.marcus

    Mesmo negando que seu retorno intencione a disputa, Pimenta da Veiga já chegou com festa ao assumir a presidência do Instituto Teotônio Vilela de Minas Gerais. O status conferido à posse revela para muitos que Pimenta não pode ser descartado em um cenário comandado por Aécio Neves que, como Lula, conseguiu eleger um candidato tido como "poste" - referência às eleições de políticos sem densidade eleitoral como foram os casos de Dilma e Anastasia.

    Apesar de ter sido ministro das Comunicações e prefeito de Belo Horizonte (1988), a ausência de Pimenta nos últimos dez anos o tornou um ilustre desconhecido de boa parte do eleitorado mineiro – principalmente dos mais jovens.dinis

    Apesar desta nova variável, tucanos da Zona da Mata, consultados por esta coluna, apostam que o ressurgimento de Pimenta da Veiga é um "balão de ensaio" para desviar o foco e mesmo baixar o clima interno da disputa. Alguns tucanos interpretaram a chegada de Pimenta como um recado de Aécio Neves para aos pré-candidatos: entrem num acordo ou utilizaremos a alternativa de consenso, ou seja, Pimenta da Veiga.

    vanessaOs mesmos tucanos analisam que o distanciamento de Pimenta há uma década é um problema. Ele não ajudou a construir o patrimônio eleitoral que o partido conquistou na última década e agora não poderia "sentar no banco da frente".

    Seguindo este raciocínio, a disputa ficaria mesmo entre os outros pré-candidatos, com uma leve vantagem para Pestana que é um profundo conhecedor das políticas de governo em Minas, onde ocupou as pastas do Planejamento (governo Aécio) e Saúde (governo Anastasia).

    Os que defendem Pestana lembram que ele estaria mais preparado para o enfrentamento com Pimentel (PT) e confiam na reversão do seu fraco desempenho nas pesquisas, como aconteceualberto com Anastasia, que iniciou sua campanha com 5% das intenções de voto. Segunda a última pesquisa do jornal Hoje em Dia (agosto/2013) Marcus Pestana teria 3,4% das intenções de voto contra 32,8% de Fernando Pimentel.

    A situação do vice-governador Alberto Pinto (PP) apresenta um complicador para o PSDB. Caso o governador Anastasia decida deixar o cargo para disputar uma cadeira no senado, o vice se tornaria governador e poderia, com o poder nas mãos, se candidatar à reeleição. Ficando até o fim do seu governo Anastasia abdicará de uma eleição dada como certa para o senado.

    Rondon Pacheco

    rodonO ex-governador de Minas Gerais, Rondon Pacheco (gestão 1971/1975), que completou 94 anos em julho, foi homenageado com o título de Notável, no último dia 9 deste mês, pela Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ). Entre os homenageados estava também a atriz Eva Tudor.

    O ex-governador foi responsável pela instalação da empresa Fiat Automóveis S.A. em Minas Gerais e pela criação da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Turismo.

    Rondon Pacheco é o mais idoso dos ex-governadores de Minas. O ex-governador Francelino Pereira está com 92 anos e Hélio Garcia com 82.

    Cabeleira

    Os cabeleireiros podem anotar na agtabuleiroenda. A cidade de Tabuleiro (54 km de Juiz de Fora), além de ser conhecida pela romaria de Bom Jesus da Cana Verde, também é notória por ser a terra dos cabeleireiros.

    Já virou matéria do programa Via Brasil da GloboNews, que retratou a tradição do lugar. Com esta vocação largamente difundida na população, o prefeito Dauro Martins Vidal pretende realizar a festa do cabeleireiro no aniversário da cidade (12 de dezembro). Os convites vão circular pelo país.


    Hederson Raul Salles de Almeida Nassar Micheli é Bacharel em Serviço Social (UFJF) e Professor de Ensino Religioso (FIJ/RJ). Tem especializações "lato sensu" em "Saúde Pública e Ações Institucionais" (UFJF) e "Ciência das Religiões" (FIJ/RJ). É membro do Círculo Monárquico do Rio de Janeiro e ex-prefeito da cidade de Pequeri – MG. 

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.