Quarta-feira, 27 de agosto de 2008, atualizada ?s 18h40

Semin?rio vai discutir e divulgar viol?ncia institucional contra o idoso



Priscila Magalh?es
Rep?rter

Falta de paci?ncia, discrimina??o e maus tratos contra os idosos em locais como bancos, ?rg?os p?blicos, com?rcio e hospitais s?o considerados viol?ncia institucional. Segundo a coordenadora executiva de atendimento ? terceira idade da Associa??o Municipal de Apoio Comunit?rio (Amac), Maria Jos? Sinhoroto, o grande agravante ? que a maior parte das pessoas n?o sabe que isto ? uma viol?ncia.

"Quando as pessoas conhecem seus direitos, n?o permitem que sofram viol?ncia", diz ela. Por isso, o Centro de Defesa da Pessoa Idosa vai realizar um semin?rio nesta sexta-feira, 29 de agosto, para discutir o problema enfrentado pelos idosos e rever as condi?es de atendimento a eles em locais p?blicos.

"Nosso objetivo ? evitar que a viol?ncia institucional aconte?a. Queremos educar a popula??o". Segundo Maria Jos?, n?o existem n?meros de den?ncias a respeito desse tipo de viol?ncia. "N?o h? den?ncias, porque as pessoas n?o sabem que isso ? um tipo de viol?ncia", ressalta.

As viol?ncias psicol?gica, financeira e f?sica s?o as mais cometidas contra os idosos. As mulheres, entre 71 e 80 anos, s?o as que mais sofrem. Os que mais violentam s?o os pr?prios filhos.

A preocupa??o com a preven??o da viol?ncia est? no fato de Juiz de Fora registrar um aumento da popula??o idosa. Segundo Maria Jos?, em 2000 eram 48 mil e, atualmente, s?o mais de 51 mil idosos na cidade, o que representa mais de 11% da popula??o. "De acordo com a ONU, quando os idosos s?o 7% da popula??o, esta ? considerada envelhecida".

O Semin?rio tem como tema Envelhecimento e Viol?ncia Institucional. ? aberto ao p?blico e acontece das 08h ?s 12h e das 14h ?s 18h, no Centro de Forma??o do Professor (avenida Get?lio Vargas, 200). N?o ? necess?rio se inscrever previamente.