Posto de gasolina próximo a bueiros que explodiram passa por teste de estanqueidade
Repórter
O posto de gasolina próximo aos seis bueiros que explodiram na manhã da última quinta-feira, 21 de janeiro, passou por um teste de estanqueidade na tarde desta sexta, 22. O acidente ocorreu no bairro São Dimas, próximo ao Terminal Rodoviário Miguel Mansur. De acordo com o chefe do Departamento de Fiscalização Ambiental da Agenda-JF, Luís Antônio da Costa Venâncio, o teste vai apurar se os equipamentos submersos no local, como tanques, bombas, motores e tubulações, estão em perfeito estado de funcionamento.
"A princípio, não há como apontar uma causa para o acidente que envolveu a explosão dos bueiros. A expectativa é de que o resultado da vistoria seja encaminhado à Agenda-JF até a próxima quarta-feira, 27." A própria concessionária que distribui o combustível no local é responsável pelo estudo.
O posto está interditado desde a última quinta-feira, quando fiscais da Agenda-JF identificaram a ausência de licença ambiental para o funcionamento, em vistoria realizada. Segundo Venâncio, a interdição ocorreu também de forma preventiva. Também na quinta, durante fiscalização realizada pelo 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM), foi verificado que o estabelecimento estava com o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) vencido desde 2008. A assessoria de comunicação do 4º BBM informa que o posto foi notificado.
As suspeitas são de que o estopim das sucessivas explosões tenha sido um trabalho de soldagem, que estava sendo realizado próximo a um dos bueiros. Segundo o 4º BBM, ao se abaixar para fazer o trabalho, o soldador causou a primeira explosão e foi jogado para trás. Ele não ficou ferido. As tampas de concreto de algumas bocas de lobo chegaram a ser deslocadas com a força das explosões.
Os textos são revisados por Madalena Fernandes
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!